Começa prazo para entrega do IR


Começa amanhã, 1º de março, o prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda ano-base 2010.O prazo termina às 23h59m do dia 31 de abril. Especialistas em tributos lembram que, quanto mais cedo a declaração for entregue, mais rapidamente será a liberada a restituição. A partir deste ano, a Receita Federal não aceitará a declaração por meio de formulário de papel.O programa para a declaração estará disponível no site da Receita (WWW.receita.fazenda.gov.br). Também é possível entregar a declaração em CD ou disquete nas agências da Caixa Econômica e do Banco do Brasil. Pelo segundo ano consecutivo, a Receita aumentou o limite para isentos do imposto de renda. Agora, quem obteve rendimentos tributáveis de até R$ 22.487,25 durante 2010, está isento de declarar. Na declaração relativa a 2009, o teto era de R$ 17.215,08. Outra novidade é que, a partir deste ano, casais homossexuais podem incluir seus parceiros como dependentes.Os documentos básicos para fazer a declaração são: comprovante de rendimentos; extrato bancário e de investimentos, além dos comprovantes de gastos. 

O contribuinte poderá pagar o imposto ou agendar o seu pagamento, por meio de débito automático em conta corrente bancária. A opção será habilitada para declarações originais entregues no prazo e de forma eletrônica. O contribuinte deverá assinalar a opção de autorização de débito automático e informar o banco, agência e número da conta corrente onde deseja que seja realizado, mensalmente, o débito das quotas do imposto a pagar.

Caso o contribuinte entregue a declaração até o dia 31 de março, é possível colocar em débito automático todas as oito quotas. Após esta data, haverá a possibilidade de agendar, apenas, da segunda quota em diante.

You may also like...

0 thoughts on “Começa prazo para entrega do IR”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *