VI Conferência Municipal de Saúde

 

Quarta feira, dia 16 de março, durante a reunião do Conselho Municipal de Saúde foi oficializada a Comissão Organizadora da VI Conferência Municipal de Saúde. Segundo João Bosco de Oliveira Azevedo, Presidente do Conselho Municipal de Saúde o evento é de extrema importância social e precisa da colaboração dos meios de comunicação para uma ampla divulgação. “Lá são discutidos assuntos relacionados direta e indiretamente a saúde em amplio municipal. A conferência é organizada e se desenvolve com participação direta da sociedade”, explica João Bosco.   

A própria legislação do SUS (Sistema Único de Saúde) prioriza a participação popular. Ludmila Barbosa Bandeira Rodrigues, Secretária Municipal de Saúde, ressalta a importância da adesão dos alfenenses: “O evento só tem sentido com a participação população, ninguém melhor que a sociedade para dizer o que é necessário”. Em Alfenas a Conferência é bienal e última edição ocorreu simultânea a Conferencia da Cidade realizada em 2007. Em 2009, também será realizada a Pré-Conferencia que tem por finalidade estruturar e divulgar a Conferencia.

Na última quarta, dia 23 de março, durante a primeira reunião da Comissão Organizadora foram discutidos assuntos relacionados à publicidade, formulação e distribuição de informativos, possíveis palestrantes, patrocinadores e estipulação de datas e locais.

A sexta edição acontecerá simultaneamente em dez regionais sendo sete urbanas e quatro rurais, abrangendo todo o município de Alfenas. Com a temática: “Todos usam o SUS? SUS na Seguridade Social – Política,Patrimônio do Povo Brasileiro”, a VI Conferência Municipal de Saúde terá três eixos temáticos que objetivam nortear as discussões, são eles: Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS; Política de saúde na seguridade social e Participação da comunidade e controle social.

Giselly Pelegrini, Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Saúde explica que em cima desses eixos serão realizadas oficinas com o intuito de elaborar relatórios.  Os relatórios vão constar  dados sobre as necessidades apontadas pela população e as propostas serão enquadradas nos eixos temáticos.  “A idéia é que a sociedade aponte os problemas para que possam ser elaboradas as devidas soluções” explica Sueli de Carvalho Vilela presidenta da Comissão Organizadora do evento.

Foram anunciadas as datas e locais: a Pré-Conferencia será realizada no sábado, dia 14 de maio, no dia 20 será a abertura oficial e a VI Conferência Municipal de Saúde será no sábado seguinte, dia 21de maio no campos da UNIFAL.

 

 

Por Leonardo Miranda Alves

 

Comissão Organizadora

1) Presidente: Sueli de Carvalho Vilela

2) Vice- presidente: Rogério Prado

3) Tesoureira: Giselly Gianini Pelegrini

4) Secretaria Executiva: Valéria Dias Vieira

Clemente Pinto Rodrigues

5) Secretaria de Credenciamento:

Marluce da Silveira Terra Santos

Denis Oliveira Rodrigues

Solange de Jesus Elias

6) Secretaria de Divulgação e Comunicação

Simone Magalhães Lacerda

Paulo Roberto Santos Machado

7) Secretaria de Apoio

Sueli Leiko

Alessandra Teófilo

8) Relatora Geral

Maria Cenira Rocha de Oliveira

You may also like...

0 thoughts on “VI Conferência Municipal de Saúde”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *