Começou a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV


height=181Começou hoje pela manhã a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. É o momento-chave da apresentação para o grande público dos mais de 20 mil candidatos que concorrem neste ano aos cargos de presidente, governador, senador, deputado federal, estadual ou distrital.

A partir de agora, e até o dia 30 de setembro, os eleitores vão poder acompanhar diariamente as propostas dos postulantes a um dos seis postos em disputa.

Durante o período, serão veiculados dois blocos de 50 minutos, de segunda-feira a sábado, que começa às 7h e às 12h no rádio e às 13h e às 20h30 na TV (sempre pelo horário de Brasília). Nesta terça-feira, terá início a propaganda eleitoral dos candidatos à Presidência e deputado federal (25 minutos cada). As propostas para os postulantes a estes cargos serão veiculadas sempre às terças, quintas e sábados.

Candidatos a governador (18 minutos), deputado estadual ou distrital (17 minutos) e senador (15 minutos) terão espaço às segundas, quartas e sextas-feiras.

Serão veiculadas ainda inserções de até 60 minutos que somam, ao todo, 30 minutos diários de spots em meio à programação regular das emissoras, sempre a partir das 8h.

Regras

Entre as regras, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) proíbe a veiculação de propagandas pagas no rádio e na TV ou a promoção de marcas e produtos. Não se pode, também, ridicularizar ou degradar candidatos. Propagandas ofensivas à “honra de candidato, à moral e aos bons costumes” também estão proibidas.

A propaganda eleitoral na TV deverá contar com legenda e tradução por meio da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).

Caso haja segundo turno para presidente ou governador em 31 de outubro, a propaganda eleitoral gratuita pode começar a partir das 48 horas do anúncio dos resultados do primeiro turno.

You may also like...

0 thoughts on “Começou a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *