Companhia vai ministrar curso de teatro antes de se apresentar

height=149A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Alfenas está com inscrições abertas para a Oficina de Criação Teatral, que será ministrada pela Companhia Teatral ManiCômicos, que vai se apresentar em Alfenas na noite de quinta-feira.

A oficina é aberta a estudantes, professores, educadores sociais e comunidade em geral. Para participar, basta ter 15 anos. O número de vagas é limitado e o prazo para as inscrições termina no dia 25 de agosto, amanhã,quarta-feira. As aulas acontecem na quinta-feira, dia 26, das 9 às 13 e das 15 às 19 horas no auditório da Secretaria de Educação, na avenida Lincoln Westin da Silveira, 2131.

Na oficina serão apresentados aos alunos alguns fundamentos da linguagem teatral, provocando a criação de cenas curtas,segundo o método que a companhia utiliza em sala de ensaio, com os jogos dramáticos e o improviso. Os temas que servirão de  inspiração para a criação das cenas estarão relacionados com aspectos culturais da cidade- origem, história, tradições, produção cultural, curiosidades e personalidades locais de Alfenas.
A Companhia Teatral ManiCômicos também fará uma apresentação gratuita na Praça Getúlio Vargas, na mesma quinta-feira, às 20 h30. O espetáculo “Dondeandar”, conta a estória de Fernando na resignada busca pelo amor de sua vida. Nessa busca, ele descobre novas paisagens, novos amigos e se emaranha em aventuras desafiadoras… Caminhos de religiosidade, fé, estórias, paisagens, personagens, sabores e muito humor tecem a trama desta bela estória.

Este espetáculo é o décimo primeiro da Cia Teatral ManiCômicos. Criada especialmente para a rua, a peça foi inspirada na pesquisa sobre a diversidade cultural de Minas Gerais nas cidades de Barroso, Coronel Xavier Chaves, Lagoa Dourada, Madre de Deus de Minas, Nazareno, Resende Costa, São João del-Rei e São Tiago. Neste espetáculo alguns elementos de cada cidade ganharam um destaque especial. Além da inspiração enriquecida pelas estórias destas cidades mineiras, a Cia Teatral ManiCômicos também se alimenta da obra do escritor mineiro Fernando Sabino.

A Companhia

 A Manicômicos surgiu em 1998,da vontade de seis amigos de fazer teatro. Inventaram um nome irreverente, criaram um espetáculo “A Farsa do Cangaço, ôxx!” e começaram a se apresentar na região onde moravam, a zona sul da cidade de São Paulo. Com a falta de espaços adequados e a ausência de atividades desse tipo na região, há 12 anos atrás, encontraram uma platéia ávida e entusiasmada pelas ruas, praças, parques, centros comunitários e escolas onde a Cia se apresentou. Foi nesse encontro com uma nova platéia que a ManiCômicos foi crescendo e desenvolvendo uma maneira própria de fazer teatro. Hoje estão em São João del-Rei.

You may also like...

0 thoughts on “Companhia vai ministrar curso de teatro antes de se apresentar”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *