Alfenas recebe exposição itinerante sobre Hans Christian Andersen

Começou na Biblioteca Pública Municipal de Alfenas “Dr. João Januário de Magalhães” uma exposição sobre o escritor Hans Christian Andersen.
A exposição, que faz parte de um projeto de incentivo à leitura e de valorização de autores e obras literárias, é realizada numa parceria entre a Superintendência de Bibliotecas Públicas da Secretaria Estadual de Cultura e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Alfenas.
A exposição atual apresenta Hans Christian Andersen e sua obra em poesia, destacando seu reconhecimento internacional em 1835, quando lançou o romance “O Improvisador”, que apesar de ter escrito romances adultos, livros de poesia e relatos de viagens, foram os contos infantis que tornaram Hans Christian Andersen famoso, até então, raros livros voltados especificamente para crianças. Ler Hans Christian Andersen 200 anos de sonho de um escritor, através da exposição itinerante e que faz parte de um Projeto da professora Dalva Fidélis, com as alunas de pedagogia da Unifenas, é interagir e compactuar em suas histórias, os padrões de comportamento que deveriam ser adotados na época, pela sociedade e que relatam os confrontos entre poderosos e desprotegidos, fortes e fracos. O escritor buscava demonstrar que todos os homens deveriam ter direitos iguais.
A sua contribuição para a literatura direcionada à infância e adolescência, lhe rendeu uma homenagem e ficou gravada a data de seu nascimento, 2 de abril, e, é hoje o “Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil. Além disso, o mais importante prêmio internacional do gênero leva seu nome. A International Board on Books for Young People (IBBY) oferece a Medalha Hans Christian Andersen para os maiores nomes da literatura infanto-juvenil e a primeira representante brasileira a ganhá-la foi Lygia Bojunga em 1982.
Entre os títulos mais divulgados da obra de Andersen encontram-se: "O patinho feio", "O soldadinho de chumbo", "A roupa nova do Imperador", "A pequena sereia" e "A Menina dos Fósforos". São textos que fazem parte do imaginário da maioria das crianças do mundo desde sua publicação até a atualidade, tendo sido adaptados para o cinema, o teatro, a televisão e o desenho animado, entre outras obras.
A Biblioteca Pública Municipal de Alfenas está colocando em destaque todo mês obras literárias para apreciação de seus usuários de todas as faixas etárias. As obras são expostas em um estante e há um painel alusivo à obra no quadro que fica na entrada da biblioteca. A exposição fica exposta na Biblioteca até o dia 29 de setembro.

 

 

Biblioteca Itinerante

Projetos como a Biblioteca e a Exposição Itinerante, desenvolvidos e executados pela Secretaria de Educação e Cultura de Alfenas, oferecem acesso à leitura e estimulam estudantes também de comunidades carentes. A Secretaria tem se preocupado com a informação e a cultura das crianças, jovens e adultos. Seus projetos têm o objetivo de incentivar à leitura, provocar o hábito de ler como um dos mais prazerosos cultivados pelo ser humano, ao longo de sua história. Ler é um exercício para o corpo e para a mente. Mas, assim como todo hábito, a leitura também precisa de estímulo para se tornar algo realmente prazeroso e não só mais uma obrigação.
Além da Biblioteca Pública Municipal, as escolas, as bibliotecas volantes e os locais que funcionam como bibliotecas itinerantes fazem parte de um conjunto de ações para que cada escola e cada biblioteca sejam visitadas e os livros são expostos com maior facilidade para que os alunos tenham conhecimento e exercitam o hábito da leitura.
A Cultura é vital para o ser humano, quando ela é levada aos que não têm acesso, e através destas bibliotecas itinerantes, instaurou-se no município de Alfenas uma verdadeira revolução de idéias e isso só valoriza o cidadão. A iniciativa faz parte das políticas públicas da Secretaria de Educação e Cultura, dentro da área educacional, que só tende a fortalecer o conhecimento e enriquecer cada pessoa, criança, jovem ou adulto.

 

 


You may also like...

0 thoughts on “Alfenas recebe exposição itinerante sobre Hans Christian Andersen”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *