PF vai vigiar as eleições em 45 cidades de Minas. Alfenas está na lista

PF vai vigiar as eleições em 45 cidades de Minas. Alfenas está na lista

A partir desta terça-feira até a meia-noite de 4 de outubro, a Polícia Federal  de Minas Gerais vai colocar em prática um forte esquema de fiscalização e repressão para coibir crimes eleitorais, em especial, a compra de votos e o uso de caixa dois. A operação especial para vigiar a eleição de domingo,  contará com 450 policiais federais, entre agentes, delegados e escrivães, distribuídos em 45 cidades do estado. Entre elas Belo Horizonte, Contagem, Betim, Varginha, Alfenas, Pouso Alegre, Poços de Caldas, Passos, Uberaba, Diamantina, São João Del Rei, Juiz de Fora, Divinópolis, Governador Valadares, entre outras. Todo trabalho será monitorado na capital pela DRCOR (Delegacia Regional de Combate ao Crime Organizado).
Além de caixa dois e a compra ou venda de voto por dinheiro ou vantagem, os federais vão investigar fraudes em títulos, transferência ilícita de domicílios eleitorais, transporte irregular de eleitores, abuso de poder econômico e boca de urna.
Em parceria com a PF, a ação vai contar com a participação da Polícia Civil e do Ministério Público Estadual. Pela legislação, os federais têm a prerrogativa de prender e autuar quem for pego praticando crime eleitoral, além de proceder a coleta antecipada de provas, mesmo que o infrator não tenha sido apanhado em flagrante.
Segundo a PF, a meta é realizar diligências preventivas e repressivas em todas as cidades alvo da operação especial. Segundo maior colégio do país, com 14,5 milhões de eleitores, Minas está em segunda posição no ranking nacional da PF de inquéritos abertos para investigar delitos eleitorais. Conforme o levantamento, de 2006 a 2009, foram instaurados 20.179 inquéritos para apurar esse tipo de crime em todo o país. Com 1.912 casos, Minas só perde para o Rio de Janeiro, campeão absoluto de autuações com 3.409 inquéritos.

You may also like...

0 thoughts on “PF vai vigiar as eleições em 45 cidades de Minas. Alfenas está na lista”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *