Finalizada mais uma etapa para a criação da Superuniversidade do Sul


O ministro da Educação, Fernando Haddad recebe no próximo dia 15, o PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional), mais uma etapa para que se concretize a criação da Superuniversidade do Sul, um consórcio que irá unir sete universidades mineiras. Caberá a ele dar seu parecer. Nas próximas semanas, também os conselhos superiores e as comunidades acadêmicas das universidades de Alfenas (Unifal), Itajubá (Unifei), Juiz de Fora (UFJF), Lavras (Ufla), São João del-Rei (UFSJ), Ouro Preto (Ufop) e Viçosa (UFV) , receberão as propostas para análise.

A fusão, inédita no Brasil, viabilizará a integração nos campos de ensino, pesquisa e extensão, parcerias para o desenvolvimento e troca de tecnologias, atuação em áreas estratégicas e a discussão de soluções para os problemas sociais da região e do país.
O plano também sugere a criação do projeto de lei que viabilizará legalmente a criação do consórcio entre as instituições. Atualmente, não há amparo legal para a unificação, já que a medida que regulamenta os consórcios no país não contempla estabelecimentos de ensino superior. Caso a lei seja aprovada, novas unificações poderão ser aprovadas.
Mesmo antes da aprovação do consórcio, a integração segue seu curso. O grupo vai elaborar um contrato entre as sete instituições para que, em 2011, algumas ações já possam ser desenvolvidas em conjunto.

Quando concretizada, a superuniversidade contará com 90 mil alunos, 15,6 mil vagas abertas a cada vestibular, 273 cursos de graduação e 179 programas de mestrado e doutorado.

You may also like...

0 thoughts on “Finalizada mais uma etapa para a criação da Superuniversidade do Sul”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *