Prefeitura de Alfenas inaugura canil da GM

A Prefeitura de Alfenas inaugurou, na terça-feira (23/11), na parte da manhã, o Canil da Guarda Municipal, localizado à Rua Iara Coelho Holanda, no bairro Jardim Aeroporto. O canil da Guarda Municipal, conta com sete cães, entre eles 01 cão da raça Rottwailler, 04 Pastores-Alemão, 01 Labrador e 1 Cocker. Segundo o Inspetor do Canil da Guarda Municipal, Francisco de Paula Vitor Morais, “hoje contamos com 04 Guardas Municipais, todos adestradores e condutores, todos já realizaram vários cursos de capacitação que é uma pré-exigência para os Guardas que atuam nesta área”. O inspetor conta que os cães podem ser empregados em situações de operações de busca e recaptura, faro de entorpecentes, resgate e salvamento, além de desenvolver, atender e prestar apoio a Operações Policiais em Alfenas e várias cidades do sul de Minas como: Areado, Alterosa, Machado, Campos Gerais, Boa Esperança, Paraguaçu, Guaxupé, Nova Resende, Poço Fundo, entre outras. O atendimento às cidades da região é sem ônus para o município e as despesas de transporte e alimentação são pagas pelos próprios municípios requisitantes dos serviços. "Os cães foram adestrados para cumprirem de forma totalmente adequada todas as funções a que forem destinados", garante o Inspetor Morais.

O Prefeito, Luiz Antônio da Silva, mostrou-se muito satisfeito com mais este feito. "A segurança está tendo toda nossa atenção. Já investimos Câmeras de Vigilância e monitoramento e agora entregamos o canil, um suporte a mais para a segurança do município. Tudo isso visando a dar mais tranqüilidade a nossa população", finaliza o prefeito.

Segundo estatísticas, foram cumpridos mais de 50 mandados em residências e foram apreendidos aproximadamente 20 quilos de entorpecentes, entre elas: crack, cocaína e maconha. As atividades do canil são feitas através de cumprimento de mandado, sempre em apoio aos órgãos competentes, tais como, Policia Militar e Policia Civil. Os Guardas do canil recebem constantes cursos de capacitação. Os cursos foram realizados na ESA (Escola de Sargentos do Exército) em Três Corações, Polícia Militar de Belo Horizonte, Varginha e Curso de Adestramento e Reciclagem em Americana-SP. O adestramento é uma dinâmica, sempre com técnicas novas e por isso há necessidade destes cursos, segundo o inspetor do canil.  "Cada cão é treinado para uma área específica: o Labrador e o Cocker para faro de entorpecentes, Pastor Alemão para busca e recaptura e o Rottwailler é designado para contenção de tumulto”. O cão Labrador "Zeus" do Canil da Guarda de Alfenas, recentemente foi destaque em várias reportagens na EPTV e é considerado um dos melhores cães do Sul de Minas, pelo seu desempenho em detectar entorpecentes. São várias as técnicas utilizadas, além de busca e recaptura, o cão é treinado para apreensão em veículos, matas e lugares confinados, cumprindo sempre a missão destinada, relata o inspetor Morais.

You may also like...

0 thoughts on “Prefeitura de Alfenas inaugura canil da GM”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *