Secretaria de Educação é reconhecida pelo Ministério da Cultura

Despertar a leitura a todas as idades é um dos principais objetivos do programa desenvolvido pela SMEC – Secretaria de Educação e Cultura que tornou a Biblioteca Pública Municipal o centro de referência da leitura e do saber. Inserida dentro do Programa Cidade Escola é um dos espaços mais valorizados para a disseminação da educação e da cultura, sendo mais uma opção de lazer cultural, que pertence ao Projeto "Leitura Perto de Você".

A proposta do Projeto é incentivar a leitura – tornando Alfenas uma cidade leitora através da disponibilização de material escrito, em diversos locais da cidade. O terminal urbano de ônibus, o PSF da Vila Formosa, o Tiro de Guerra, o Ambulatório Dr. Plínio, a Biblioteca Popular Jardim Primavera, além da própria Biblioteca Municipal são locais em que os leitores encontram material para sua leitura. Apesar do acervo disponível dentro das escolas, os educadores consideram importante o contato com a Biblioteca Pública, seja em função da variedade do acervo, seja pela implantação do hábito da freqüência.

Todo o trabalho desenvolvido pela SMEC teve seu reconhecimento e a partir deste mês, receberá doze publicações periódicas com ônus financeiro do MinC – Ministério da Cultura, pela promoção da leitura praticada pelo município de Alfenas.

A abertura da Biblioteca Municipal aos sábados, a criação da Biblioteca Jardim Primavera, a implementação do Projeto Leitura Perto de Você, com suas diversas ações específicas atestam o comprometimento da cultura literária e itinerante por parte da administração municipal.

A Secretária de Educação e Cultura, Professora Aliene Eleonora de Carvalho, destaca também a recente seleção do município de Alfenas, em 10º lugar no Edital para Bibliotecas Públicas, do Fundo Estadual de Cultura e que propiciará outras melhorias na Biblioteca Pública Municipal.

A Prefeitura de Alfenas, através da Secretaria de Educação e Cultura com esforço visa integrar e elevar o padrão educacional dos alunos da rede municipal de ensino. Os postos itinerantes de leitura colocados à disposição dos alunos têm como objetivo o movimento "Todos pela Educação". O programa da SMEC ainda visa capacitar sempre os professores para que atinjam a meta de alfabetizar as crianças e melhorar a qualidade do ensino fundamental e garantir que os alunos aprendam os conteúdos apropriados também nos anos seguintes de sua formação. Manter a qualidade do ensino e os níveis de atendimento e assistências aos alunos e professores sempre foram as metas almejadas pela administração pública.

 

 

Publicações Periódicas que a SMEC receberá

Revista Brasileiros

Revista Cult

Revista Viração

Revista Rolling Stone

Revista Raça Brasil

Revista Piauí

Revista Carta na Escola

Jornal Rascunho

Revista Fórum

Revista Le Monde Diplomatique Brasil

Revista Caros Amigos

Almanaque Brasil de Cultura Popular

You may also like...

0 thoughts on “Secretaria de Educação é reconhecida pelo Ministério da Cultura”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *