Prefeitura realizou Curso de pedreiros e pedreiras em Alfenas

A Secretaria Municipal de Habitação de Alfenas através das ações do Projeto Social Programa URIAP II – Programa de Urbanização, Regularização e Integração de Assentamentos Precários, que acontece em vários bairros da cidade em parceria com a Prefeitura, Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal – Gestora dos Recursos, finalizou o curso de pedreiros e pedreiras, no dia 18 de dezembro e contou com a participação de 27 alunos.
O curso teve em seu final 19 formandos, sendo 3 mulheres e 16 homens e a duração de 200 aulas/hora. A cerimônia de entrega dos certificados aos participantes do curso foi entregue pelo prefeito Luiz Antônio, em seu gabinete, nesta quarta-feira, (19). O evento contou ainda com presença do deputado estadual Pompilio Canavez, secretário de Habitação Popular Antonio Anchieta de Brito e vários servidores. O curso iniciou-se no prédio do CRAS, no bairro Alvorada e terminou na própria sede, do Centro de Capacitação Profissional, que fica localizado no bairro Recreio Vale do Sol e hoje conta com duas salas, onde atualmente está funcionando o curso de informática.

Projeto Cidadão Ativo
Nos trabalhos sociais que foram desenvolvidos no bairro Santa Clara, foi feito um levantamento junto aos moradores, através de reuniões e visitas domiciliares e verificou as demandas próprias do bairro e de seu entorno e a partir destes dados foi planejado, estruturado e implantado o projeto Cidadão Ativo, que além do curso de pedreiros e pedreiras também oferecerá vagas para cursos de informática e corte e costura. O objetivo é formar mão de obra numa das áreas que mais empregam na cidade e aperfeiçoar o trabalho de quem já atua na profissão.
Segundo a psicóloga Cláudia Martins, técnica da Secretaria Social de Habitação do município o curso foi distribuído entre aulas teóricas e práticas. Os alunos participaram também da construção de uma casa popular no bairro Santa Clara, com 44 m2 e teve como instrutor o funcionário da Secretaria Zenildo Almeida Pena. O curso de capacitação além de gerar renda para os formandos que já estão empregados no empreendimento das casas do Santa Clara apresentou um fato inédito: alguns alunos no decorrer do curso mudaram de profissão e hoje trabalham na construção civil. A equipe da Habitação está fazendo novo levantamento para dar seqüência ao projeto e iniciar novos cursos.
height=419

O aluno Silvano Santana, ex-jornalista, disse que: “o curso foi muito importante fez com que a gente acreditasse que somos capazes de fazer sempre mais, independente da idade. A profissão além de garantir uma nova renda, mudou meus planos. Tinha a intenção de fazer Direito, hoje, pretendo fazer Engenharia Civil. Já iniciei um curso de mestre de obras, onde pude construir duas casas e sinto-me preparado para novos desafios”.
height=427

Para o ex-frentista Mauro Alves de Aguiar, participante e formando também do curso de pedreiro, agradece a iniciativa da prefeitura pelo projeto de capacitação profissional e renda que obteve na área da construção civil. “Comecei do zero. Eu era frentista e sempre sonhei em ter uma profissão de pedreiro, hoje já consegui levantar cinco casas e estou sendo procurado para novos trabalhos”, comenta.

You may also like...

0 thoughts on “Prefeitura realizou Curso de pedreiros e pedreiras em Alfenas”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *