Prefeitura de Alfenas recebe doação de sementes florestais

Aconteceu no dia 18 de janeiro, a entrega de 10 espécies de sementes florestais nativas de reflorestamento e reposição florestal, dentre elas, as de jatobá, embaúba, aroeira brava, tamboril, coco jerivá, aroeira do sertão, mutamba, ipê roxo, genipapo e jacarandá branco, para a Secretaria de Desenvolvimento Rural, destinadas a recuperação de matas ciliares do município de Alfenas. A doação foi feita pelo agente comercial da Cemig Distribuição S/A, Tadeu A. Rosental de Carvalho ao coordenador dos projetos da Secretaria Itamar Silva.
A doação das sementes está inserida no “Programa de Proteção e Recuperação de Nascentes” do município, lançado em outubro do ano passado.
Os projetos “Adote uma Nascente e Produtores de Água”, desenvolvidos pela Secretaria de Desenvolvimento Rural de Alfenas têm como objetivo incentivar a proteção de nossos recursos hídricos por meio da identificação, cadastro e compromisso de proteção das nascentes, além de preservar esses locais ajuda a garantir a qualidade e quantidade de água de rios, córregos e outros cursos d’água, em especial aqueles que contribuem para o abastecimento.
Segundo o coordenador dos projetos Itamar Silva, “quem tiver uma nascente em sua propriedade, mas não tiverem recursos para preservá-la, poderão disponibilizar a área para ser adotada por outra pessoa ou entidade. Qualquer pessoa física ou jurídica poderá adotar uma nascente e garantir a proteção, manutenção ou recuperação da vegetação em seu entorno.
As doações de sementes pela CEMIG, como parceira do projeto, são ações que se juntam a preservação das nascentes e recuperação do meio ambiente e a credencia dentro dos critérios do programa “padrinho da nascente”, que receberá posteriormente um certificado e deverá batizar a nascente com o nome de sua escolha.
Para Itamar Silva, é muito importante que as instituições e produtores rurais busquem o órgão, para que possam de forma integrada subsidiar ações para recuperação de áreas degradadas no município.
As pessoas ou entidades poderão se cadastrar para serem padrinhos e ajudarem na recuperação de cinco nascentes na área urbana de Alfenas, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, pelo telefone: 3698-2160.

You may also like...

0 thoughts on “Prefeitura de Alfenas recebe doação de sementes florestais”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *