O Deputado Estadual Pompilio Canavez faz seu primeiro pronunciamento no plenário

O Deputado Estadual Pompilio Canavez fez seu primeiro pronunciamento no plenário da Assembléia Legislativa, nesta terça-feira, 08 de fevereiro, durante sessão que aconteceu na casa.

O Deputado anunciou que protocolou um requerimento para instalação de duas Comissões: Comissão Interestadual Parlamentar de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Grande, que pertence ao estado de Minas Gerais e estado de São Paulo. A Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo indicou o nome do Deputado José Roberto Tricoli para fazer parte da comissão.

E a Comissão Interestadual Parlamentar de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, que pertence ao estado de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Para interlocutora junto a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro foi indicada o nome da Deputada Inês Pandeló.

O anúncio da criação das comissões foi muito bem recebido pelos Deputados presentes. O Deputado Pompilio recebeu considerações, em apartes, dos Deputados José Henrique (PMDB) Dalmo Ribeiro da Silva (PSDB), Ulysses Gomes e Rogério Correia que o parabenizaram pela iniciativa.

 

Segue informações sobre as bacias:

 

BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARAÍBA DO SUL

 

Área.

 

Com uma área de drenagem de mais de 55.000 km quadrados, a bacia do Rio Paraíba do Sul localiza se na região Sudeste e abrange áreas dos estados de São Paulo (39 municípios), Minas Gerais (88 municípios) e

Rio de Janeiro (53 municípios).

 

POPULAÇÃO

 

A população estimada é de 5,5 milhões de habitantes, sendo 1,8 milhão em São Paulo, e 2,4 milhões no Rio de Janeiro e 1,3 milhão em Minas Gerais.

Cerca de 87% desta população vive em áreas urbanas, sendo que esta tendência segue o mesmo padrão de outras regiões brasileiras, sendo um dos fatores de pressão do desmatamento e da poluição hídrica na bacia.

É importante ressaltar ainda que cerca de 14 milhões de pessoas se abastecem das águas da bacia, que drena uma das regiões mais desenvolvidas do país.

 

RIO PARAÍBA DO SUL

 

Situação de Degradação

1 (um) bilhão de litros de esgotos domésticos, praticamente sem tratamento, são despejados diariamente nos rios da bacia do Paraíba-90 % dos municípios da bacia não contam com estação de tratamento de esgotos.

 

Outros fatores que contribuem para a degradação da qualidade das águas da bacia

Disposição inadequada do lixo, desmatamento indiscriminado com a consequente erosão que acarreta o assoreamento dos rios, agravando as consequências das enchentes, retiradas de recursos minerais para a construção civil sem a devida recuperação ambiental, uso indevido e não controlado de agrotóxicos, extração abusiva de areia, ocupação desordenada do solo, pesca predatória e ainda falta de consciência ambiental.

 

Rio Grande

 

O Rio grande nasce no estado de Minas Gerais e banha também o estado de São Paulo. Considerado um rio de planalto sua nascente localiza-se na Serra da Mantiqueira em Bocaina de Minas e percorre 1.360 km até encontrar o Rio Paranaíba nos municípios de Carneirinho MG, formando o Rio Paraná.

 

Bacia do Rio Grande

 

A Bacia hidrográfica do Rio Grande tem uma extensão de 1.306 km, desde a sua nascente no município de Bocaina de Minas, em Minas Gerais até a sua foz na confluência com o Rio Paranaíba, onde se juntam para formar o Rio Paraná.

 

Dos 393 municípios localizados na bacia 214 são mineiros e 179 paulistas, Com uma população de 9,8 milhões de habitantes, sendo 5,5 milhões em São Paulo e 4,2 milhões em Minas Gerais.

 

A bacia do Rio Grande é responsável por cerca de 67% de toda energia gerada no Estado de Minas Gerais.

 

Principais Afluentes:

 

Os rios Airuoca, cuja nascente fica em Itamonte, Rio das Mortes, que nasce entre Barbacena e Senhora dos Remédios, Rio Jacaré, que nasce em São Thiago, na Serra do Galba, Rio Sapucaí, com sua nascente na Serra da Mantiqueira, em São Paulo, e o Rio Pardo, que nasce em Ipuiúna.

You may also like...

0 thoughts on “O Deputado Estadual Pompilio Canavez faz seu primeiro pronunciamento no plenário”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *