Prefeito testa aparelho moderno e mais rápido

A Prefeitura de Alfenas, através da Secretaria de Saúde está realizando no Psf-Vila Formosa mutirão de exames de eletrocardiograma.

O eletro é informatizado e o paciente já sai com o resultado em mãos em até 10 minutos.

“Nossa intenção é zerar a fila, todos os exames que estão na espera serão zerados, por isso estamos buscando inovações e tecnologia de ponta”, disse o prefeito Luiz Antônio da Silva.

Para fazer o exame o paciente é deitado na maca com os eletrodos, que são ligados diretamente na região do tórax, precordiais (braçadeiras que detectam a pulsação das artérias) que interligados nos pulsos e um pouco acima do tornozelo e conectados ao computador que usa o Wincardio – programa específico para este tipo de exame. Os dados do eletro são enviados via internet para o Centro de Diagnóstico Eletronet em Bragança Paulista. Logo após, o médico recebe o traçado do eletro e imediatamente emite o laudo de volta para a enfermeira responsável pelo exame Vanessa Aparecida de Faria, que imprime e entrega o laudo para o paciente, tudo isso em menos de 15 minutos.

Para fazer o exame o paciente deve passar pelo médico da Unidade de Saúde do seu bairro (Psf), que fará o pedido de exame ou encaminhar para o cardiologista dependendo do estado diagnosticado pelo médico.

Necessitam de exames as pessoas que tem hipertensão arterial sistêmica (aumento da pressão arterial), principalmente: gestantes, crianças e adolescentes, edema agudo de pulmão prévio, hipertensão arterial sistêmica de difícil controle, infarto agudo do miocárdio prévio, insuficiência cardíaca congestiva de difícil controle e arritmias cardíacas.

O paciente hipertenso controlado é de rotina fazer, um exame de sangue, um eletro e um raio X do tórax por ano, e o hipertenso não controlado fazem, de 2 a 3 exames de sangue, um eletro e um raio X do tórax por ano, também aqueles que têm doenças cardiológicas realizam os exames de acordo com a indicação do médico cardiologista.

Segundo o médico do Psf do bairro Vila Formosa, Rafael Penzim, o exame informatizado ajuda muito. “O paciente prefere saber do resultado na hora, pois não gera ansiedade e poderia até trazer um nervosismo desnecessário”, afirmou.

O exame está atendendo a toda demanda reprimida, em dez dias foram realizados 500 eletrocardiogramas, uma média de 50 exames por dia.

É mais ágil mais prático, laudo é instantâneo, mais cirurgias estão sendo realizadas, pois muitas delas necessitam de eletrocardiograma para serem liberadas, diz Vanessa.

Hipertensão Arterial

A Hipertensão Arterial (HA) é uma doença multifatorial que surge em conseqüência do agrupamento, no portador, de fatores herdados e comportamentais, como estresse, sedentarismo, dieta com excesso de sal e gorduras, obesidade, alcoolismo e tabagismo. É a elevação arterial acima de seu limite.

You may also like...

0 thoughts on “Prefeito testa aparelho moderno e mais rápido”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *