Passos significativos rumo à igualdade.


Passos significativos rumo à igualdade.

Alfenas conta com dois ônibus adaptados para atender pessoas com necessidades especiais e decreto municipal vira lei para garantir aos deficientes o direito ao transporte gratuito.

Ontem, dia 15 de março, em cerimônia realizada no Centro Vivencial às 17:00, o Prefeito Municipal Luiz Antônio da Silva anunciou a entrega de dois ônibus adaptados da Alfetur para atender cidadãos com necessidades especiais. Na mesma cerimônia o Prefeito junto com o Procurador José Ricardo e representantes do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência de Alfenas assinaram o documento sancionando a Lei 4260 que garante o transporte gratuito para os deficientes físicos e seus acompanhantes, quando necessários.
Já existia um decreto municipal instaurado durante o governo Pompilho que já vinha assegurando o benefício para os deficientes que já possuem carteirinhas de embarque.
Nadir Luiza Alves, Vice Presidenta do Conselho Municipal de Direitos de Pessoas com Deficiência de Alfenas, conta que essa batalha já se arrasta há anos e que agora, cinco anos após a criação do Conselho, os frutos da luta começam a ser colhidos: “São conquistas que vêm para garantir o direito de ir e vir a todos indiferente das diferenças. Hoje tanto a sociedade quanto o poder público se mostram mais atentos com portadores de necessidades especiais.”  
Segundo Cornélio Vilela, gerente administrativo da Alfetur os dois novos ônibus são parte de uma frota de doze ônibus adaptados que estarão servindo a população deficiente até o fim do ano: “Até o fim de 2011 serão entregues dez novos ônibus sendo sete de tamanho médio conhecidos como “micrões” e três de tamanho normal para atender pontos com maiores demandas, todos devidamente adaptados para os portadores de deficiência.”
Em seu discurso o Prefeito Luiz Antônio ainda firmou o compromisso da instauração de cem novos pontos de ônibus que serão espalhados nas regiões que mais necessitam e disse que o objetivo futuro é que todos os ônibus da cidade sejam adaptados para portadores de necessidades especiais. “É só o início de um grande processo de adaptação, pois não há felicidade sem vida social, e não há vida social sem a possibilidade de locomoção”, diz o Prefeito

Leonardo Miranda Alves

height=450

height=451
Prefeito entregando documentos à Carmem dos Santos e Oliveira

height=451
Corpo solene da cerimônia

height=456
Membros do Conselho Municipal de Direitos de Pessoas com Deficiência de Alfenas (da esquerda para a direita)

Carmem dos Santos e Oliveira, Maria Conceição Ferreira, João Carlos Tercetti, Nadir Luiza Alves e Rosíria Alves do Amaral

You may also like...

0 thoughts on “Passos significativos rumo à igualdade.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *