Nova Secretária de Educação e Cultura expõe suas prioridades

    No dia quatro desse mês Tani Rose Ribeiro Peret Moraes, uma mulher que sempre foi engajada em movimentos sociais, começou a atuar como Secretária de Educação e Cultura de Alfenas, ela também é representante do Micro Regional do Programa Economia Solidária como Gestora Pública, há três anos faz parte da ADFOSUL Associação de Folclore do Sul e Sudoeste Mineiro e ainda é militante do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).
    A nova Secretária diz que as verbas destinadas à Cultura serão aplicadas de forma a levar atividades culturais onde o povo está incluindo a população da zona rural que se encontra mais afastada dos eventos que se concentram na cidade. Outro objetivo primordial será a reforma e adequação da Casa da Cultura de Alfenas que hoje é usada apenas como depósito de materiais escolares e de instrumentos da fanfarra municipal. “Em abril a Casa da Cultura vamos inaugurar a Casa de Cultura de Alfenas com uma exposição de artes plásticas”, diz.
    Tani Rose pretende formar uma associação de folclore a nível municipal para incentivar os grupos de Folia de Reis, Congado, Moçambique, As Pastorinhas e Caiapó, tradições cada vez mais esquecidas entre as novas gerações. Ela também está inclinada a desenvolver e divulgar o Teatro em Alfenas. A idéia é criar um movimento teatral que cresça não só em Alfenas, mas em toda região. “É preciso que as companhias teatrais sejam itinerantes para que possa haver uma interação com companhias de outras cidades”, expõe.
     Quando questionada sobre as medidas a serem adotadas para a educação, Tani Rose diz que Alfenas tem vivenciado avanços significativos na área, mas salienta que a  busca por melhorias deve ser constante. Para a inclusão digital das escolas o plano é que cada uma delas possua seu próprio site e esse trabalho já vem sendo desenvolvido por pessoas da própria Secretaria. Já em relação aos projetos da gestão anterior, a nova Secretária comenta: “É interessante dar continuidade ao que o povo aprovou e que realmente é capaz de trazer resultados positivos para Alfenas.”
     Outro importante passo da nova jornada é firmar a Fundação da Cultura para receber, além da Municipal, verbas do Governo Estadual e Federal. Segundo Tani Rose o maior objetivo a ser defendido é o Programa Cidade Escola, que consiste no desenvolvimento e implantação de material didático infantil a nível municipal que prioriza o ensino regional. A idéia é atingir, além das escolas municipais, as escolas estaduais com o intuito de conscientizando a maior parte possível de crianças quanto à realidade que as cerca. “É a construção de nossa pedagogia, de nossa filosofia. Antes de sermos cidadãos do mundo precisamos ser cidadãos de nós mesmos e de nossa região.”, explica.

Por Leonardo Miranda Alves

You may also like...

0 thoughts on “Nova Secretária de Educação e Cultura expõe suas prioridades”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *