Alfenas será referência no combate às drogas, Unifal coordenará os trabalhos.

Alfenas será referência no combate às drogas, Unifal cordenará os trabalhos.

height=454

Serão 49 centros nas Universidades em todo país, em convênios com a Secretaria Nacional de Políticas sobre drogas, apenas um no sul de Minas, que atenderá 29 municípios.

 O Centro Regional de Referência para a formação permanente dos profissionais que atuam nas redes de atenção integral à saúde e de assistência social com usuários de crack e outras drogas e seus familiares, visa a melhoria da qualidade da assistência prestada a esse público.

Como primeira ação deste Centro, serão promovidos, durante o ano de 2011, cursos para capacitação de profissionais que atuam de forma direta ou indireta nas redes de atenção integral à saúde e de assistência social com usuários de crack e outras drogas e seus familiares. Os cursos serão oferecidos na modalidade presencial, com carga horária específica a fim de atender uma formação abrangente, crítica, reflexiva e com competências técnicas para a atuação profissional frente a problemática das drogas.

Ontem, dia primeiro de abril, aconteceu no auditório Dr. João Leão de Faria da Unifal o Fórum de Discussão sobre o enfrentamento das drogas na cidade. O evento foi realizado pelo Conselho Comunitário de Segurança Pública de Alfenas (CONSEPA) em parceria com o Centro Regional de Referência para a formação de profissionais que atuam com usuários de drogas e seus familiares (CREFAL), que foi apresentado à população logo após a cerimônia de abertura do Fórum.   

Segundo Carmem Romana, assessora jurídica do CONSEPA a proposta é formar uma rede de enfrentamento que conecte diferentes entidades governamentais ou não, e seus diversos profissionais envolvidos direta ou indiretamente no combate à dependência de drogas.
O evento foi aberto à comunidade e contou com a participação de profissionais em segurança pública, pesquisadores, profissionais da saúde, líderes comunitários, professores e estudantes.  As discussões foram dirigidas para estruturação de uma rede capaz de prevenir, identificar, acolher e reabilitar viciados se valendo de um sistema cada vez mais estruturado, interligado e eficiente.

Cursos de capacitação de profissionais em 2011
A Unifal, com o apoio da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas, (SENAD) promoverá durante 2011, cursos para capacitação de profissionais que atuam de forma direta ou indireta nas redes de atenção integral à saúde e de assistência social com usuários de drogas e seus familiares. Os cursos acontecerão às sextas-feiras, das oito às dezoito horas, no Campus da UNIFAL com carga horária específica a fim de atender uma formação abrangente, crítica, reflexiva e com competências técnicas para a atuação profissional frente à problemática das drogas. São eles:
•    Curso de Atualização sobre Intervenção Breve e Aconselhamento Motivacional dirigido aos Agentes Comunitários de Saúde e Redutores de Danos, Agentes Sociais profissionais que atuam nos Consultórios de Rua. A carga horária é de sessenta horas na modalidade presencial com duas turmas de sessenta alunos cada no período de março a outubro.

•    Curso de Atualização em Gerenciamento de Casos e Reinserção Social de Usuários de Crack e outras Drogas voltado para Profissionais das Redes SUS e SUAS. A carga horária é de sessenta horas com vagas para sessenta alunos no período de março a junho.

•    Curso de Aperfeiçoamento em Crack e outras Drogas, destinado para médicos atuantes no Programa de Saúde da Família PSF e no Núcleo de Assistência à Saúde da Família – NASF. A carga horária é de cento e vinte horas e oferece sessenta vagas.

•    Curso de Atualização em Atenção Integral aos Usuários de Crack e outras Drogas para profissionais atuantes nos Hospitais Gerais. O curso tem carga horária de sessenta horas, com vagas para sessenta alunos. O curso decorre de agosto a outubro

Por Leonardo Miranda Alves

You may also like...

0 thoughts on “Alfenas será referência no combate às drogas, Unifal coordenará os trabalhos.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *