Unifal comemora 97 anos inaugurando novos prédios

 

Fernando Haddad, Ministro da Educação e Luiz Cláudio Costa, Secretário da Educação Superior estiveram em Alfenas para cerimônia de inauguração dos novos prédios da Unifal.

 

             Segunda-feira, quatro de Abril de 2011, o Ministro da Educação Fernando Haddad e o Secretário da Educação Superior Luiz Cláudio Costa participaram, no Anfiteatro Leão de Faria da Unifal – Alfenas, do Cerimonial de Abertura da Programação das Festividades dos 97 anos da UNIFAL-MG.  Durante o evento foram inaugurados dois novos prédios no campus da universidade: a Biblioteca Central e a Administração do centro de Dados.  Também se realizou a inauguração oficial do Restaurante Universitário. 

             O evento estava marcado para as 09h30min, contudo começou com uma hora de atraso. O avião que trouxe o Ministro, após sobrevoar o aeroporto de Alfenas, pousou em Varginha. A explicação dada pelos assistentes foi que o piloto julgou mais prudente pousar na cidade vizinha, pois a aeronave não estava em velocidade adequada para realizar o pouso no momento em que sobrevoou o aeroporto de Alfenas. 

             Ao chegar ao campus da Unifal o Ministro da Educação se dirigiu direto para a farmácia da universidade onde foi medicado, Fernando Haddad teve um ataque alérgico que prejudicou sua voz. Ele deu poucas entrevistas e foi representado pelo Secretário da Educação Superior, professor Luiz Cláudio Costa que discursou em seu lugar no cerimonial. 

             Luiz Cláudio Costa começou seu discurso abordando a influencia pejorativa que o passado colonial ainda exerce na atual situação do ensino superior brasileiro. O Secretário revelou que nos últimos cinco anos dobraram as vagas nas universidades e que a Educação Superior é uma das prioridades do governo. “A preocupação do Governo Federal é com a expansão, preservando a qualidade e buscando a excelência” explicou.  Ele ainda discursou sobre os benefícios da implantação de campus universitários em regiões periféricas. Para finalizar o Secretário da Educação Superior disse que os investimentos em educação devem ser pensados de forma geral, atingindo sem distinção todos os graus de escolaridade e valorizando cada vez mais os professores. 

             Devido à chuva, a cerimônia de inauguração dos dois novos prédios, ao invés de acontecer em frente às edificações, foi improvisada dentro do próprio Anfiteatro Leão de Faria.  

             O evento contou com a presença de diversas autoridades de Alfenas e Região, além do Prefeito Luiz Antônio da Silva estavam presentes os prefeitos de Varginha Eduardo Carvalho Corujinha e o de Poços de Caldas Paulo César Silva, cidades que há dois possuem campos da Unifal.  

             Em seu discurso o prefeito Luiz Antônio ressaltou a importância do novo campus da Unifal estar localizado em uma região pobre da cidade, no bairro Pinheirinho.  “O novo campus valoriza toda a área em torno e beneficia, além de estudantes, milhares de cidadãos alfenenses.”, disse o prefeito. Ele também falou sobre o Projeto Cidade Escola, apontou os problemas estruturais nas escolas da cidade, levantou a problemática do envolvimento em drogas por parte da juventude e chamou a atenção para a importância das universidades no combate às drogas, especialmente ao crack. 

             O reitor da Unifal Paulo Márcio Faria e Silva elogiou o Governo Federal no que diz respeito ao repasse de recursos para programas de expansão das universidades. Segundo o reitor, nos últimos anos, a Unifal tem passado por um desenvolvimento significativo em todos os indicadores. Ele expôs as propostas futuras e a boa colocação que a universidade vem conquistando nos índices gerais de cursos do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa). Márcio Faria fixou a incorporação das tecnologias da comunicação nas instituições que ainda se mostram arcaicas em relação ao uso das novas mídias.

 

Por Leonardo Miranda Alves

height=441

height=450

height=437

height=398

height=453

height=481

You may also like...

0 thoughts on “Unifal comemora 97 anos inaugurando novos prédios”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *