Universidade do Café promove curso em Alfenas

 

 

 

O seminário aborda ponto fundamental para a sustentabilidade da produção do café: o manejo das águas

Por Leonardo Miranda Alves

             Na manhã de quinta feira (02), a Universidade do Café Brasil realizou um seminário voltado para instruir os agricultores e profissionais da Agronomia quanto aos métodos para o manejo ecologicamente correto das águas residuais do café. O evento começou 8:30 e se estendeu por toda a manhã  “Manejo de águas residuais do café”, no Sindicato dos Produtores Rurais de Alfenas.

             O objetivo foi reforçar e orientar os cafeicultores sobre as melhores práticas sustentáveis, o engenheiro agrônomo, Cesar Augusto Candiano, apresentou e esclareceu as dúvidas dos produtores e profissionais agrícolas sobre os procedimentos corretos para o manejo e tratamento da água utilizada no processamento e descascamento do café, antes de devolvê-la à natureza. “O principal é assegurar a qualidade dos resíduos, diminuindo o impacto no meio ambiente.”, afirma Cesar Augusto.

             O Coordenador de Desenvolvimento Técnico, Mário Ferraz de Araújo era um dos sete profissionais da Cooxupé que estava presente no evento. Ele ficou muito satisfeito com a qualidade da palestra: “O conteúdo foi técnico e bem explicativo, conceitos foram expostos, soluções sugeridas, além das novas opções para economia e cuidados com meio ambiente.”. Mário Ferraz também salientou que os fabricantes dos equipamentos deveriam alertar os produtores quanto à necessidade do tratamento correto da água antes de devolvê-la à natureza. “Os fabricante se limitam a dar uma explicação simplória ao agricultor o que pode comprometer não só a produção como também o meio ambiente”, afirma.

 

Sobre a Universidade do Café Brasil

             Resultado de uma parceria realizada em 2000, entre a illycaffè e o Programa de Estudos dos Negócios do Sistema Agroindustrial (Pensa), da Fundação Instituto de Administração (FIA), ligada à Faculdade de Economia e Administração da Universidade São Paulo (FEA-USP), a Universidade do Café Brasil (UDC) tem como proposta formar e aperfeiçoar produtores, técnicos, baristas, empresários e consumidores que apreciam café de alta qualidade. No Brasil, desde sua criação, há 11 anos, foram treinadas mais de sete mil pessoas.

             Para mais informações, fale com a equipe da Universidade do Café Brasil:
www.unilly.com.br / e-mail: unilly@unilly.com.br / tel.: (11) 3732-2034.

 


 

height=198

You may also like...

0 thoughts on “Universidade do Café promove curso em Alfenas”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *