União Estadual por Moradia Popular promove 13º Encontro Estadual

O encontro teve como objetivo garantir moradia digna para todos

             A União Estadual por Moradia Popular em parceria com a Prefeitura de Alfenas, Associação Habitacional de Alfenas e região realizaram nos dias 13, 14 e 15 o 13º Encontro da União Estadual por Moradia Popular com o Tema “Reforma Urbana e Moradia para Todos e o Futuro da Moradia de Interesse Social no Brasil e Minas Gerais”. O encontro acontece a cada dois anos e pela primeira vez foi realizado no interior mineiro. A abertura dos trabalhos ocorreu no dia 13 de maio, na Pousada Recanto dos Canarinhos.

             Cerca de 300 pessoas de várias cidades como: Alfenas, Ipatinga, Santana do Paraíso, Governador Valadares, Ipaba, Timóteo, Fama, Belo Oriente, Belo Horizonte, Ouro Preto, Passos, Itaú de Minas, Conselheiro Lafaiete, Machado, Itabirito, São João Del Rei, Inconfidentes, Três Pontas, Coqueiral, Paraguaçu, Santana da Vargem, Boa Esperança, Mariana, Entre Rios de Minas, Ouro Branco, Congonhas, São Paulo, Goiânia e Tocantis, estiveram presentes evento.

             O evento contou com a presença de várias autoridades e representantes da sociedade civil organizada: Antônia de Pádua, Conselheira Nacional das Cidades; Donizete Fernandes, Coordenador Nacional da União Nacional por Moradia Popular e Conselheiro Nacional das Cidades; Saulo Manoel da Silveira, Conselheiro Nacional das Cidades e Coordenador da Central de Movimentos Populares; Luiz Antônio da Silva, Prefeito de Alfenas; Rosangela Maria Dantas, Prefeita de Inconfidentes; Deputado Estadual, Pompilio Canavez; Roberto Camilo Órfão de Morais, Prefeito de Machado; Poliana, Coordenadora da União dos Estudantes de BH, Rogério Veiga Aranha, Superintendente da Secretaria do Patrimônio da União e Salim Saher Neto, Presidente da Associação Habitacional de Alfenas.

             O encontro teve como objetivo a divulgação e o fortalecimento no Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social e debates sobre temas relacionados à política de promoção da reforma urbana por uma moradia digna para todos, compartilhando experiências com outros municípios para solucionar problemas na área de moradia popular.

Foram realizadas várias oficinas, dentre elas: “Minha Casa, Minha Vida, com participação de entidades da CEF – Caixa Econômica Federal Acesso a terra, para fins de regularização e moradia popular, Autogestão e Mutirão, Assistência Técnica e Autogestão, Habitação Popular no meio rural, Mulher e Moradia, Juventude e Moradia e Despejos e Ocupações.

             Segundo a coordenadora da União Estadual por Moradia Popular e do Conselho Estadual de Desenvolvimento Regional de Políticas Urbanas, Marilza Dutra Alves, o evento foi muito proveitoso para todos. “Contribuiu muito para o crescimento dos movimentos de moradia do estado de Minas Gerais, melhorando as perspectivas e a visão sobre a política de habitação”, ressaltou.

             No domingo, os participantes conheceram e visitaram o Residencial Jardim das Alterosas, inaugurado recentemente e o Conjunto Habitacional Estação

 

You may also like...

0 thoughts on “União Estadual por Moradia Popular promove 13º Encontro Estadual”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *