Unindo as forças em prol do desenvolvimento tecnológico

Representantes da UNIFENAS, UNIFAL, Prefeitura de Alfenas, Institutos Empretecos Word e Cresça Brasil se reuniram para discutir sobre a implantação de um polo tecnológico em Alfenas

Criar empresas com base tecnológica na Internet, ampliando o desenvolvimento de Alfenas, é o principal objetivo do Polo Tecnológico de Alfenas, projeto que está sendo desenvolvido pela UNIFENAS, Instituto Empretecos Word, UNIFAL, Instituto Cresça Brasil e a Prefeitura de Alfenas, com o apoio do SEBRAE e Associação Comercial e Industrial de Alfenas – Acia. Para discutir a implantação desse novo empreendimento, foi realizada uma reunião com os representantes dos parceiros e incentivadores do Polo, na segunda-feira, dia 27 de junho, na UNIFENAS.

Antes de iniciar os trabalhos, a magnífica reitora da UNIFENAS, Professora Maria do Rosário Araújo Velano, tomou a palavra ressaltando que a universidade não só apoia esta iniciativa, como está de portas abertas para auxiliar no que for necessário. “Promover o desenvolvimento de nossa querida cidade sempre foi o ideal de nosso fundador, professor Edson Antonio Velano, que todos sabem, lutou incansavelmente por isso durante toda sua vida. Não participar desta ação, portanto, seria ir contra os princípios legados por ele. Desta forma, creio que esta ação conjunta só vem a somar os esforços e elevar cada vez mais nossa cidade e região, fortalecendo nosso povo, a educação, a ciência e o desenvolvimento da tecnologia em prol de todos.”

height=200
            Membros do comitê gestor do Polo Tecnológico em Alfenas


Em seguida, os professores Alexandre Martins Dias e Marly Moreira Dias explanaram sobre Educação a Distância e também a respeito do curso de Ciência da Computação da UNIFENAS, mostrando a contribuição que podem oferecer ao Polo.

Cada um dos parceiros enfatizou sua opinião, observando a importância do projeto para o desenvolvimento da cidade, para atrair pessoas e empresas para Alfenas e também para manter os acadêmicos das UNIFENAS E UNIFAL em Alfenas, não sendo necessário buscar emprego e renda em outras cidades.

Marcelo Ruggeri Metzger, gerente geral de Tecnologia da Informação da UNIFENAS, diz que é uma honra para a universidade participar deste projeto. “Eu creio que agora as oportunidades estão abertas, temos duas grandes universidades. É muito bom saber que há um incentivo do governo federal, estadual e municipal e também os parceiros da cidade.”

Andrei Costa Faria, Presidente da Empretecos Word, comenta que Alfenas é uma cidade geradora de conhecimentos e que a finalidade é fazer com que estes conhecimentos se transformem em empresas rentáveis, trazendo benefícios para o município. Ele explica como o Polo Tecnológico funcionará: “Todo empreendedor cujo trabalho envolve a internet deverá procurar o Polo, que lhe dará orientações e vai ajudá-lo a constituir e fazer sua empresa funcionar”.

Livre de impostos municipais
Fausto Costa, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, afirma que a princípio o Polo Tecnológico será criado livre de todos os impostos municipais. “No Brasil e no mundo todo haverá notícias de que em Alfenas a empresa de base tecnológica não pagará impostos municipais. Já é um passo adiante que nós estamos dando”.

Vale do Silício
Professora Doutora Márcia Paranho Veloso, coordenadora do Núcleo de Inovação e Propriedade Intelectual da UNIFAL, observa que Alfenas possui duas instituições de ensino superior que demandam tecnologia. “Então, que isso fique no município e que essa cidade possa ser conhecida como “Vale do Silício.”

O Polo Tecnológico deverá ser lançado oficialmente em novembro, conforme sugestão da Dra. Viviane Araújo Velano Cassis, pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento da UNIFENAS.

Na próxima reunião, com data a ser marcada, serão divulgadas as contribuições de cada parceiro e a elaboração do Projeto de Lei que cria o Polo e trata dos Incentivos Fiscais para que as empresas se instalem em Alfenas.

height=200


You may also like...

0 thoughts on “Unindo as forças em prol do desenvolvimento tecnológico”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *