Projeto da UNIFAL é um dos selecionados pela Gincana SWU Impacto Zero

 

Universitários precisam da colaboração da sociedade para transforma Alfenas em exemplo mundial de sustentabilidade.

Por Leonardo Miranda Alves

 

             O projeto “Reciclagem de Termoplásticos para a Geração de Energia Eólica” elaborado na Unifal, Universidade Federal de Alfenas, está entre os 20 selecionados para participar da próxima fase da Gincana Impacto Zero, organizada pelo movimento de conscientização em prol da sustentabilidade SWU – Starts With You.

             Segundo os organizadores, a Gincana está apenas começando e tem como objetivo promover a conscientização no meio universitário envolvendo, ao mesmo tempo, toda a sociedade. Do dia 22/05 ao dia 3/06 foram feitas 101 inscrições de projetos voltados para a sustentabilidade, a ação mobilizou alunos de 87 instituições de ensino em 16 Estados. Em Alfenas, estão envolvidos, além de um professor, 20 estudantes, sendo 17 do curso de Biotecnologia, um do curso de Farmácia, um de Biologia e um do curso de Nutrição. Segundo os alunos o projeto é pioneiro no segmento e houve um intenso esforço para efetivar a inscrição dentro do prazo requerido.

             Os projetos foram julgados pelos jurados Marcelo Yuka, músico e ativista; Isaac Edington, presidente do Instituto EcoD e Publisher do portal Eco Desenvolvimento; e Alessandra França, presidente do Banco Pérola, especializado em microcrédito, com apoio técnico de José Pascowitch, da consultoria Visão Sustentável.

             De acordo com os jurados, os projetos são consistentes e propõem a educação ambiental de forma abrangente, transcendendo as universidades e incluindo toda a comunidade. Entre os temas estão: Geração de energia alternativa; preservação ambiental; tratamento e reciclagem do lixo; reaproveitamento de óleo de fritura para produção de biodiesel e biogás.

             O projeto da Unifal estará concorrendo com 19 outros projetos selecionados que estão distribuídos em 10 Estados Brasileiros, nove universidades públicas federais, três estaduais e oito particulares.

             Durante a coletiva de imprensa, realizada hoje, quinta feira (9) na Unifal, os alunos do 7º período de Biotecnologia falaram sobre o projeto selecionado cujo maior objetivo é aproveitar o lixo sólido para a geração de energia limpa. A próxima fase da gincana consiste na conscientização e coleta seletiva do lixo. Os alunos responsáveis pelo projeto relatam que estão preparados, pois já possuem experiência em trabalhos similares realizados junto à sociedade alfenense.

             Dando continuidade a gincana, os representantes das 20 universidades classificadas terão que fazer um trabalho de conscientização junto à sociedade para que no sábado (18), seja realizada a coleta e separação do lixo para reciclagem. A organização da gincana ainda não definiu o tempo e perímetro para a atuação dos estudantes de cada uma das 20 universidades envolvidas nesta fase. Contudo é importante que todos em Alfenas estejam alerta para contribuírem com a causa. O professor Luciano Tavares da Costa, responsável por coordenar o projeto salienta que para esta segunda etapa é essencial a participação de toda a comunidade de Alfenas. “Agora os alfenenses devem vestir a camisa e colaborar com a separação do lixo. Esta gincana é a oportunidade para Alfenas se destacar como exemplo de sustentabilidade no mundo inteiro”.

             No dia seguinte, domingo (19) o lixo passará pela triagem e pesagem, a etapa irá escolher dez universidades finalistas que serão anunciadas, ao vivo, no "Fantástico" do mesmo dia. Todo o material reciclável recolhido será entregue para as cooperativas de catadores que contribuíram para a realização da prova. Na sequência, as dez equipes que recolherem a maior quantidade de lixo (em valor de mercado) são classificadas para a última fase, na qual dois alunos de cada equipe participarão de um Reality Show de sustentabilidade, exibido pelo Canal Multishow.

             No dia 1º de setembro, será anunciada a equipe vencedora que receberá R$ 500 mil do SWU para desenvolver o seu projeto de sustentabilidade, devendo prestar contas da aplicação desses recursos ao SWU no prazo de nove meses. Os dois finalistas da equipe vencedora também ganharão um curso de empreendedorismo na Babson College, em Massachusetts. Todos os 20 alunos envolvidos no projeto da Unifal já garantiram os seus ingressos para a edição de 2011 do Festival SWU. 


height=356

 

 


You may also like...

0 thoughts on “Projeto da UNIFAL é um dos selecionados pela Gincana SWU Impacto Zero”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *