Exposição de artes visuais em Alfenas aborda tema social.

A mostra conta com obras de consagrados artistas mineiros, cariocas e iranianos contemporâneos.

Por Leonardo Miranda Alves

             Este ano a nova Edição do “Projeto Quarteirão Cultural” em Alfenas, começa com exposição de artes visuais que acontece na Casa da Cultura de Alfenas. A abertura aconteceu nesta sexta-feira (17) às 19 horas na Praça Amália Engel, (Praça da Estação em frente a Casa da Cultura) com o Show do Dj Nedu Lope.  A exposição de artes se estende por duas semanas, até sábado, 02 de julho.

             A mostra é uma novidade no calendário de eventos do município e conta com obras de consagrados artistas mineiros, cariocas e iranianos contemporâneos. Segundo Antônio Sales Banhos, artista que representa Alfenas na exposição, o tema “Luxo Per Capita” sugere a expressão dos artistas em relação à distribuição de renda e o acesso ao luxo nos dias de hoje. “Qual o valor do seu luxo? Qual o valor de seu lixo?” questiona Banhos.

             O Dj Nedu Lopes, de renome internacional, agradeceu a oportunidade de conhecer a cidade trazendo a cultura do Dj para ser difundida ao lado de obras visuais. “É muito importante criar espaços capazes de mesclar as formas de expressão artísticas contemporâneas.”, observa o Dj.

             A mostra se tornou realidade após Tanny Rose, secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, convidar o arquiteto Antônio Banhos para fazer sua primeira exposição. “Ao receber o convite percebi que ficaria mais confortável para estrear ao lado de outros artistas, convidei alguns amigos já reconhecidos e assim surgiu a ideia de enriquecer a exposição convidando os demais expositores.”, explica Antônio Banhos. O artista alfenense expõe quadros que mesclam paisagens com brinquedos, refletindo seus conhecimentos profissionais e sua visão critica da sociedade em uma interessante releitura da arte Pop.

             A exposição “Luxo Per Capita” dá início ao calendário de atividades do já popular Quarteirão Cultural, um projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura. O objetivo é à valorização do entorno da Praça Getúlio Vargas, Praça Dr. Emílio da Silveira, Centro Vivencial (antiga rodoviária) e, especialmente da Rua Arthur Bernardes, que concentra o Centro Municipal de Música Professora Walda Tiso Veiga, o CineartCafé, entre outros espaços públicos e vias do município.

              “Trata-se de um verdadeiro corredor cultural dentro da cidade”, diz Antônio Banhos que também é o idealizador da nova Edição do Quarteirão Cultural. Esse ano o grande evento promoverá mais dois shows, com programação a ser definida para os meses de agosto, outubro (em comemoração a semana de aniversário dos 142 anos de Alfenas) e dezembro, no Natal.



height=400

height=468

height=389

height=416

border=0

You may also like...

0 thoughts on “Exposição de artes visuais em Alfenas aborda tema social.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *