Minas Gerais é a caixa dágua do Brasil

É importante saber onde está a caixa d’água do Brasil: Minas Gerais, que tem rios e bacias importantes que vão além de Minas e fornecem água para o complexo hidrelétrico do Brasil.

Se chover no Triângulo Mineiro, é importante para Furnas, Três Marias, Maribondo, Itumbiara. Mas esses rios, o Alto Paranaíba e o Grande, vão formar também o Rio Paraná, onde está Furnas. Se chover em Unaí e Paracatu, vão alimentar os rios à esquerda do São Francisco, que vão dar em Sobradinho e nas hidrelétricas do Nordeste. Se chover entre Minas e Goiás, vão abastecer Tucuruí.

Os complexos hidrelétricos do Nordeste, do Norte e do Sudeste dependem das águas de Minas. Não adianta chover em outras áreas e não chover lá, nas cabeceiras dos rios fundamentais para o Brasil. Sobradinho, que gera 80% da eletricidade do Nordeste, precisa de Minas Gerais.

Está chovendo, mas não se sabe quanto. Alguns acham que vai ser abaixo da média, outros na média. Mas tem que chover acima da média para recompor a capacidade dos reservatórios que nascem das águas de Minas Gerais.

 

You may also like...

0 thoughts on “Minas Gerais é a caixa dágua do Brasil”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *