Calouros da UNIFAL-MG participam de ações sociais em contrapartida ao trote.

Neste mês de maio, os novos alunos selecionados nos 22 cursos de graduação oferecidos pela UNIFAL-MG no 1º semestre letivo de 2013, participaram do evento “Acolhida ao Calouro” e de atividades que envolveram ações sociais e recreativas, em contrapartida ao trote.

No dia 14/05/2013, os calouros tiveram oportunidade de conhecer o projeto “CalorUmano”, desenvolvido por alunos do Programa de Educação Tutorial – PET do curso de Nutrição, que nesta edição, criaram uma recepção em forma de casa, com sofá, painel com fotos de outros anos do projeto e incluíram ainda, uma mesa de jantar. O ambiente foi montado no hall do auditório Dr. João Leão de Faria na sede em Alfenas, e teve por objetivo, tornar a chegada dos novos alunos mais aconchegante.

Também a “Aliança Bíblica Universitária (ABU UNIFAL)” apoiou a Acolhida ao Calouro, fazendo uma recepção ‘calorosa’ e bem humorada com fotos e malabares. Os novos alunos foram convidados a afirmar sua identidade, literalmente, antes e depois da acolhida. Os discentes gostaram da ideia e até veteranos quiseram participar.

height=446

height=337

height=337

height=512
 

A Aliança Bíblica Universitária do Brasil (ABUB) é uma organização missionária que existe para compartilhar o Evangelho de Jesus Cristo nas escolas e universidades brasileiras, através da iniciativa dos próprios estudantes.

Os calouros do curso de Letras estão promovendo o “Trote Solidário” na Instituição, que consiste na arrecadação de brinquedos, livros infantis e roupas para as crianças da Creche Cinthia Maria de Alfenas.

No Campus Avançado de Poços de Caldas, foi promovida mais uma edição da ação extensionista "Calouro Cidadão", entre os dias 07 e 10/05/2013. A atividade busca incentivar a participação dos alunos em ações de caráter social que, de forma prazerosa e construtiva, visam proporcionar momentos de integração e boas-vindas entre ingressantes e pregressos, a partir de ações sociais como a arrecadação de roupas, fraldas, calçados e alimentos, e posterior doação a instituições de caridade que abrigam idosos e crianças, de forma a beneficiar a sociedade na qual a Universidade Federal de Alfenas está inserida e que a mantém.

Nesta edição, os alunos arrecadaram 566 kg de alimentos e 1.600 peças de roupas.

Ao apoiar e promover ações dessa natureza, a UNIFAL-MG não apenas confirma seu posicionamento contrário ao trote violento, como também procura incentivar a participação dos alunos em práticas de cidadania como forma de coibir agressões e humilhações.

Leia mais:

 

http://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/calourocidadaoIX

http://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/acolhidaaocalouro2013/1

http://www.unifal-mg.edu.br/comunicacao/calourosletraspromovemtrotesolidario

 

You may also like...

0 thoughts on “Calouros da UNIFAL-MG participam de ações sociais em contrapartida ao trote.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *