Deputados virão a Alfenas para discutir uso da água.

A Comissão Extraordinária das Águas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai a Alfenas (Sul de Minas) nesta quinta-feira (4/7/13), para ouvir os comitês de bacias hidrográficas e discutir questões relacionadas ao uso da água e à gestão de recursos hídricos. A reunião acontecerá às 10 horas na Câmara Municipal (Praça Dr. Fausto Monteiro, 85).

height=320

Os deputados Almir Paraca (PT), Zé Maia (PSDB), Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), Pompilio Canavez (PT), Tiago Ulisses (PV) e André Quintão (PT), solicitaram a inclusão de Alfenas na programação das audiências públicas da comissão. Na reunião, os comitês deverão expor o cenário das águas nas bacias hidrográficas da região; a situação da implantação da política de recursos hídricos; boas práticas e casos de uso e conservação da água e os desafios atuais para as bacias.

 

Foram convidados a participar da reunião o prefeito de Alfenas, Maurilio Peloso; o presidente da Câmara Municipal, Hemerson Lourenço de Assis; o presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Andreu Guillo; o presidente de Furnas Centrais Elétricas, Flávio Decat de Moura; o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães Chaves; o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico, Hermes Jorge Chipp; a diretora-geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Marília Carvalho de Melo; o presidente da Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago), Arnaldo Lemos Figueiredo; o coordenador regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente da Bacia do Rio Grande, promotor Bergson Cardos Guimarães; o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Baixo Rio Grande, Hideraldo Buch; o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Entorno do Reservatório de Furnas, Fausto Costa; e o presidente das Associação dos Usuários do Lago de Furnas, Eduardo Engel.

Caravana da Saúde – A cidade também recebe na próxima segunda-feira (8) a Caravana da Saúde da ALMG. O objetivo da visita é coletar assinaturas para a apresentação de um projeto de lei de iniciativa popular que obriga a União a investir 10% de sua receita corrente bruta na área da saúde. A reunião será no auditório da Unifenas (Rodovia MG 179, km 0, bairro Trevos), a partir das 10 horas. A Caravana da Saúde, que está percorrendo todas as regiões do Estado, é a interiorização da Campanha Assine + Saúde, que já recolheu mais de 440 mil assinaturas em Minas. Para que o Congresso Nacional aceite o projeto, é preciso reunir 1,5 milhão de assinaturas provenientes de pelo menos cinco Estados. O número de adesões em todo o Brasil chega a 1,25 milhão, segundo a Comissão de Saúde da ALMG.

You may also like...

0 thoughts on “Deputados virão a Alfenas para discutir uso da água.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *