Presidente Dilma chega a Uberlândia e participa de formatura do Pronatec

A presidente Dilma Rousseff chegou a Uberlândia, na manhã desta sexta-feira (13), onde participa da formatura de 2.634 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), voltados ao público do Plano Brasil Sem Miséria. O evento será na Arena Tancredo Neves (Sabiazinho) e conta com a presença de autoriadades e alunos de 29 municípios da macrorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Esta é a primeira visita da presidente à cidade no exercício do cargo. Ela está acompanhada da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello.

Dilma Rousseff chegou a Uberlândia por volta das 9h. Ainda no aeroporto, ela concedeu entrevistas para alguns veículos de comunicação e depois seguiu para o Sabiazinho, onde foi recepcionada por autoridades e pelos alunos.

Durante o evento, além do juramento dos formandos e do orador, terá a entrega simbólica de diplomas e a assinatura de algumas carteiras de trabalho por empresas da cidade.
Do total de formandos do Pronatec, a maioria (1.021) é de Uberlândia. No início do ano foram disponibilizadas 4.306 vagas na cidade para adultos e jovens a partir de 16 anos. Se comparado ao ano passado, o número de vagas teve aumento superior a 1000%, quando foram oferecidas 306 vagas. Pelo programa, são 52 cursos gratuitos nas áreas de Beleza, Moda, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Automotiva, Informática, Turismo, Hospitalidade e Lazer.

Segundo o prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, a visita da presidente Dilma Rousseff ocorre em um momento estratégico para a cidade. “Conseguimos aumentar em mais de 1000% o número de vagas no Ensino Profissionalizante, através do Pronatec, e também estamos avançando na criação de vagas na educação infantil", avaliou.

De Uberlândia, a presidente segue para Porto Alegre, onde passa o final de semana com a família. Na segunda-feira (16), ela segue para Rio Grande, onde participa da cerimônia de conclusão das obras da plataforma P-55 e da assinatura do contrato da P-75. Tudo será realizado no Estaleiro Rio Grande. Depois deste evento, ela retorna a Brasília (DF).

Lançamento do Pró-Trabalho
Durante o evento, será lançado em Uberlândia o programa municipal Pró-Trabalho, que visa facilitar a geração de renda dos recém-formados do Pronatec, com a entrega de kits de inclusão produtiva. Os kits contêm ferramentas necessárias para o início de atividades de trabalho de acordo com a profissão. Quem fez curso de cabeleireiro, por exemplo, receberá um kit com tesoura, escova, pente e prendedores de cabelo.

Ainda existem vagas disponíveis na cidade e os interessados devem ser cadastrados no Pronatec ou estar em processo de cadastramento no CadÚnico. As inscrições podem ser feitas nos equipamentos sociais da Prefeitura e os interessados devem apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, Número de Informação Social (NIS) e comprovante de endereço. O programa oferece material escolar, vale-transporte e auxílio alimentação.

FONTE: SITE G1 TRIÂNGULO MINEIRO.

You may also like...

0 thoughts on “Presidente Dilma chega a Uberlândia e participa de formatura do Pronatec”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *