Wi-fi sua melhor e pior amiga

Hoje em dia, quem não gosta de chegar em um restaurante, na balada, no salão de beleza, academia,bares, aeroportos e etc, e ter internet wi-fi liberada? Mas temos que ficar atentos, como  internet é sem fio, ficamos muito vulneráveis, e alguns mal intencionados configuram redes falsas ou invadem as redes de internet verdadeiras com o objetivo de invadir computadores.

 

A AVG technologies desenvolveu uma pesquisa sobre esse assunto e verificou que o acesso a redes públicas sem fio é perigoso, visto que, esse tipo de conexão esta pronta para a ação de hackers, e os dados transmitidos por wi-fi são de fácil alteração.

 

Quer deixar sua internet mais segura? Siga as dicas abaixo:

·          

·         Criptografia de senhas pode ser um assunto bem conhecido para donos de roteador wireless. Nunca deixe seu roteador aberto, sem senha, pois há muito poucas razões para donos de redes domésticas ou de pequenas empresas não terem criptografia WPA2 no roteador.

·         Desative a difusão de SSID. Essa é uma função presente em qualquer roteador. Por exemplo: se você colocar o nome da sua rede de Minha Casa?, você saberá que esse é o nome da rede wireless (também conhecido como SSID). Para prevenir que estranhos vejam o nome da sua rede, desligue a opção de difusão da rede nas configurações do seu router. 

·         Desabilite as redes de convidados porque muitos roteadores novo agora vêm com um rede de convidados pré-configurada, e isso pode gerar riscos. Uma rede de convidados basicamente dá acesso a pessoas que não acessam a sua wireless com frequência, mas somente na parte de internet. Arquivos e pastas compartilhadas continuam restritos. Apesar de ser uma boa maneira de controlar os acessos à sua rede, recomendamos que você mantenha esse recurso desativado. O mote deve ser: se o seu convidado é próximo o bastante de você para ter acesso a sua rede, ele deve ser próximo o suficiente para ter sua senha.

·         Filtro de MAC é um recurso encontrado na maioria dos routers. Você adiciona o MAC Adress (endereço físico) dos dispositivos que vão acessar a rede e confere somente aos adicionados acesso à internet. Qualquer dispositivo que não esteja na lista que tentar acessar sua rede será barrado.

·         Instale um programa de monitoramento de rede, como o FING, que vai escanear a sua rede e dar informações para que você veja usuários indesejáveis acessando o roteador. O Fing vai varrer a sua rede e retornar informações como hostnames, endereços IP, endereços MAC e mais. Se existir alguma informação que você não reconhece, você pode investigar e descobrir se alguém está acessando sua wireless indevidamente.

Fonte: Alfenas Agora.

You may also like...

0 thoughts on “Wi-fi sua melhor e pior amiga”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *