Projeto Chico Buarque

Por Patricia de Oliveira


“A maravilhosa cultura brasileira permite nos brindar com a possibilidade de tomar contato com essa poesia em movimento que é a obra do Chico” – Wolf Borges

height=640
“(…)não dá pra ficar impune ouvindo Chico Buarque, sempre somos surpreendidos por
sua poesia contundente e cada dia mais moderna”,
Wolf Borges


A Cultura Unifal-MG e o Programa de Qualidade de Vida no Trabalho apresentam no próximo dia 18, às 20h30, no auditório Dr. João Leão de Faria,  “Canções inesquecíveis de Chico Buarque – de todas as maneiras que há de amar”, sucesso há sete anos em cartaz. O projeto é apresentado por Wolf Borges e Deivid Santos, com entrada gratuita.
Trata-se de uma apresentação acústica, somente com voz e violão. A dupla já fez outras formações deste trabalho, até com banda, mas a intimidade que acabaram criando com o repertório e com a formação enxuta, de acordo com Wolf Borges, fez com que o projeto ficasse mais criativo e singular. “Muitas vezes fazemos coisas durante a apresentação que nunca fizemos antes. Tanto eu quanto o Deivid Santos temos muito carinho por este projeto e por ele já viajamos há sete anos. Deivid não é um acompanhante ao violão, é tanto quanto eu um intérprete do trabalho”, salienta.

height=427
Deivid Santos

 

Alfenas Agora – Que músicas de Chico serão tocadas?
Wolf Borges – O show é roteirizado e dividido em capítulos, numa primeira fase as mais intimistas do Chico, como as canções Olha, Maria e Todo sentimento. Depois o Chico no momento político e social, como Acorda, amor e Geni. Em seguida, o universo feminino, como Folhetim, os grandes parceiros e por fim os deliciosos sambas do mestre, como o Apesar de você.
Como Chico é dono de uma obra de centenas de sucessos, cada pessoa tem uma música preferida dele, mas não dá pra fazer todas… Só resta o consolo da gente acertar o alvo muitas vezes. De qualquer maneira não dá pra ficar impune ouvindo Chico Buarque, sempre somos surpreendidos por sua poesia contundente e cada dia mais moderna.

Qual a repercussão da apresentação em outros locais? 
Como estamos viajando com este projeto há sete anos, com centenas de apresentações, inclusive agora em janeiro vamos tocar no litoral do Paraná, a repercussão é sempre e felizmente muito grande. Não tivemos nenhuma apresentação que tivesse sido comum. É sempre muito intensa e a gente sai do palco com a sensação de que o público sai da noite também mais feliz. É muito gostoso fazer este show…

O que representa a música de Chico Buarque para você?
Acho que o mesmo que representa para todas as pessoas de sensibilidade, um grande porta-voz de nossa cultura e nosso sentimento, um artista único, um poeta que é ao mesmo tempo denso e popular. Um gênio.

Qual a influência dele em sua carreira?
Para cantar Chico, dando uma assinatura ao trabalho, não é meta fácil. Isso só se consegue ao internalizar a obra no coração e aprendendo a dar uma identidade quando se canta. A música do Chico permite explorar isso ao máximo e isso revela também o que aprendi de sua música.

Por que assistir Canções Inesquecíveis de Chico Buarque – De todas as maneiras que há de amar?
Porque é único, porque a maravilhosa cultura brasileira permite nos brindar com essa possibilidade de tomar contato com essa poesia em movimento que é a obra do Chico. Porque fazemos com tal sinceridade e cuidado que permite- nós e o público -, criar uma cumplicidade em torno de sua obra. Porque a Unifal, na grande iniciativa de preservar a verdadeira cultura, fazendo um projeto com entrada franca, quer trazer horizontes mais amplos a seus alunos e sua comunidade, ou seja, é tanta coisa boa junta que já é motivo suficiente para apreciar.

Fonte: Alfenas Agora.

You may also like...

0 thoughts on “Projeto Chico Buarque”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *