Acupuntura gratuita vai beneficiar pacientes com dor lombar

Pesquisadores da Fisioterapia da Unifal vão estudar os efeitos da acupuntura no tratamento da lombalgia

                                             Tratamento será gratuito para quem sofre com dores lombares

 

Patricia de Oliveira

Reportagem local
height=569
Foto: Alfenas Agora

“Acupuntura para o alívio da dor lombar crônica” – Prof. Dr. Marcelo Lourenço da Silva, fisioterapeuta, pós-doutor no Laboratório de Dor Inflamatória do Departamento de Farmacologia da FMRP-USP, professor do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Alfenas

A dor nas costas vem afligindo cada vez mais pessoas. O mal que acometerá cerca de 90% dos brasileiros em algum momento de suas vidas é conhecido como lombalgia, ou simplesmente dor na coluna lombar. O tratamento é mais complexo quando a dor se torna crônica.A origem da dor pode ser desde má postura, sedentarismo, falta de alongamento ou até mesmo uma hérnia de disco intervertebral.

A proposta foi desenvolvida sob a coordenação do professor do curso de Fisioterapia da Unifal-MG, Marcelo Lourenço da Silva, e conta com a participação dos professores Andreia Maria Silva, Daniele Sirineu Pereira e Giovane Galdino de Souza, também do Curso de Fisioterapia daEscola de Enfermagem da Universidade e, ainda, com a parceria dos professores William Alves do Prado, Leonardo Resstel Barbosa Moraes e Josie Resende Torres da Silva, da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto.

O estudo da acupuntura não é novidade, vários centros no mundo tentam demonstrar seus efeitos, os mecanismos e a comparação com outras terapias. Recentemente, um estudo realizado na Universidade de Regensburg, na Alemanha, fez uma comparação entre o uso de medicamentos e a aplicação de acupuntura. O resultado foi surpreendente: houve uma melhora de 46% dos pacientes submetidos à acupuntura contra 27% dos pacientes que fizeram uso de medicamentos usuais.

Em Alfenas, na Clínica de Fisioterapia da Unidade Educacional do bairro Santa Clara, os pacientes poderão se submeter ao tratamento com a acupuntura para a eliminação da dor lombar.Veja entrevista com o coordenador do projeto, doutor Marcelo Lourenço da Silva, professor do curso de Fisioterapia, da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas, com pós-doutorado no Departamento de Farmacologia da FMRP-USP e experiência na área de Fisioterapia e Farmacologia, com ênfase em Acupuntura no controle da dor. 

 height=569
Foto: Alfenas Agora

Alfenas Agora – Como vai ser o tratamento na Clínica de Fisioterapia do bairro Santa Clara? Envolve a eletroacupuntura?
Prof. Dr. Marcelo Lourenço da Silva – A pesquisa com o projeto aprovado no CNPq envolve quatro fases: a avaliação fisioterapêutica dos pacientes com dor lombar; a avaliação da temperatura local através de termografia; a avaliação da atividade muscular através de eletromiografia de superfície e a análise sanguínea de marcadores inflamatórios. Após estes testes, os pacientes selecionados serão tratados com acupuntura, mais especificamente a eletroacupuntura, que envolve a estimulação elétrica de baixa intensidade, comprovadamente mais eficaz no tratamento da dor.

Como a acupuntura age na melhora das dores?
A acupuntura produz seus efeitos principalmente por liberar no corpo substâncias analgésicas endógenas, ou seja, produzidas pelo próprio corpo, que são conhecidas como opióides endógenos. No caso da dor lombar, essas substâncias atuariam diminuindo a percepção do estímulo doloroso, mantendo o efeito por vários dias.

A associação da acupuntura e estimulação elétrica tem surtido bons resultados tanto em pacientes com dores agudas, quanto nas dores crônicas?
A diferença básica entre dores agudas e crônicas é o tempo da doença. A acupuntura atua nas dores agudas diminuindo a percepção e não deixando que a dor se torne persistente. No caso das dores crônicas, existe a sensibilização dos receptores que fazem com que a sensação dolorosa se prolongue. Neste caso a acupuntura reduz a sensibilização e alivia a dor.

 Os pacientes vão precisar aliar a acupuntura ao tratamento médico convencional com remédios?
O projeto visa avaliar justamente a utilização de acupuntura com medicamentos já utilizados atualmente no controle da dor lombar. O resultado esperado é que a associação dos efeitos da acupuntura com o tratamento convencional diminua a necessidade de altas doses de medicamentos.

 Além da acupuntura, também é indicada a prática de atividades físicas orientadas, como alongamento, Pilates e caminhada?
No tratamento fisioterapêutico, vários tipos de exercícios são indicados, mas normalmente as primeiras fases envolvem a utilização de recursos analgésicos para que posteriormente os pacientes iniciem um programa de exercícios de baixa intensidade.

O que é necessário para que o paciente seja atendido?
Para participação no projeto, os pacientes precisarão de um encaminhamento médico e atender a alguns critérios clínicos. Para isso será necessária a avaliação.

Como será feita a seleção dos pacientes?
Os pacientes, depois de avaliados, serão informados acerca dos procedimentos a serem realizados e iniciarão o processo de tratamento.

É nesta seleção que serão diagnosticados os pacientes que realmente sofrem de dor lombar crônica, daqueles com hérnia de disco, fraturas, infecções?
Sim, patologias associadas são critérios de exclusão, assim pacientes que apresentem dores lombares secundárias não serão atendidos neste projeto. Mas também podem se beneficiar da acupuntura.

O que falta para que o projeto seja colocado em prática?
Somente após a aprovação do Comitê de Ética da Unifal os atendimentos terão início. Oportunamente será divulgado um número de telefone para os pacientes agendar suas avaliações. 


height=569

height=569

Fotos: Alfenas Agora

Serviço:
O quê? Tratamento gratuito para quem sofre com dores lombares.
Onde?Laboratório de Dor e Comportamento Motor eClínica de Fisioterapia da Unidade Educacional do bairro Santa Clara – Alfenas/MG.
Quando: Breve, com a aprovação do Comitê de Ética da Unifal.

Fonte: Alfenas Agora.

You may also like...

0 thoughts on “Acupuntura gratuita vai beneficiar pacientes com dor lombar”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *