Toninho Horta toca em Alfenas neste domingo

Por Patricia de Oliveira

 
height=429
A atração da festa é o músico profissional Toninho Horta

“Se eu já nem sei o meu nome/Se eu já nem sei parar/Viajar é mais, eu vejo mais/A rua, luz estrada pó/O Jeep amarelou/Manoel o Audaz, Manuel o Audaz, Manuel o Audaz/Vamos lá, viajar/E no ar livre, corpo livre/Aprender ou mais tentar/Manoel, o Audaz/Iremos tentar/Vamos aprender”.

Esta é uma das famosas canções cantadas por Toninho Horta que estará presente em Alfenas, no próximo domingo, 22, na décima edição dEncontro dos Músicos de Alfenas e Região, que acontece no Cafezal em Flôr.

A festa consolidou-se como um dos principais espaços de visibilidade e confraternização entre os músicos do sul de Minas. O evento contará com um show especial do guitarrista Toninho Horta, que será acompanhado pelo baixista Yuri Popoff e pela flautista Lena Horta. Haverá também o tradicional palco aberto aos artistas, além de feira de vinis, estande de instrumentos e workshop.

“O Encontro dos Músicos de Alfenas tem como foco a música e a amizade. Começoudez anos atrás com o intuito de reunir uma turma de músicos de Alfenas e região, amigos de longa data que têm uma vida de relacionamento em torno da música e estavam dispersos. Consolidou-se à data de véspera do Natal, que facilita a reunião do pessoal que mora fora de Alfenas e está chegando para os festejos com suas famílias”, comenta uma das idealizadoras e organizadoras do Encontro, Isaura Tiso Veiga.

De acordo com ela, o Encontro é descontraído, informal e com muita diversidade de estilos musicais, sempre com foco na boa música.  “Isto foi atraindo grande número de interessados e hoje temos um público médio de 300 pessoas”, salienta.

Desde sua primeira edição, em 2004, o Encontro dos Músicos relembra parcerias e inicia novas jamsessions. A partir de 2012, a iniciativa passou a convidar artistas que participaram ativamente da formação musical de várias gerações na cidade. Depois do cantor Tadeu Franco, presente no ano passado, a edição 2013 receberá um show especial de Toninho Horta, um dos principais compositores e instrumentistas da MPB, além de figura central do movimento Clube da Esquina.

Isaura Tiso Veiga conta que com o crescimento do evento, foi observada a importância cultural do Encontro para os músicos e para o público. “Em 2012, na 9° edição, com a parceria que fizemos com o ‘Cafezal em Flor’, nos sentimos com segurança em relação à estrutura que o local oferece a todos para trazer um convidado de grande significado para a canção brasileira: Tadeu Franco. Ele nos presenteou com um lindo show. Para a 10° Edição, mantendo esta nova proposta,decidimos convidar o amigo Toninho Horta para nos honrar com sua presença e sua música”, complementa.

Quem quiser trocar de ideias e participar de encontros inusitados no palco, prestigiar a divulgação de trabalhos próprios de músicos, este é o momento, haja vista as apresentações anteriores com grande sucesso de público, com os shows de Loyola, Gileno Tiso, dos irmãos Rogério, Sideral e Landau, dentre dezenas de outros músicos. Ou seja, é muita MPB, rock, jazz, blues entre outros estilos.

Na opinião de Isaura, tanto os veteranos como os iniciantes se deparam com um cenário musical rico e diversificado, dificilmente encontrado em um só evento.

Família Flausino
festaidealizada pela família Tiso (de Gileno e Wagner Tiso) já prestou reconhecimento a inúmeras pessoas, de músicos aos incentivadores da arte. Nesta edição, a grande homenageada será a Família Flausino – os irmãos Rogério, Wilson e Flávio Landau, de maior projeção nacional, seguem o caminho de familiares que têm na música, há pelo menos três gerações, um fator de união e amor. O público da festa também poderá conhecer uma exposição especial de vinis e estande de instrumentos.

O Encontro dos Músicos de Alfenas e Região conta com patrocínio das empresas S. Simaglio, Bar Anonimato, Gráfica Solução, Sequóia Residencial, além de apoio cultural de Cafezal em Flôr e Gerente Agrícola.

height=436
Nesta edição, a grande homenageada será a Família Flausino – os irmãos Rogério, Wilson e Flávio Landau – Foto Eugênio Gurgel/EM 


SERVIÇO
10º Encontro dos Músicos de Alfenas e região – show especial com Toninho Horta

Quando: domingo, 22 de dezembro, a partir das 18h

Onde: Estação Cafezal em Flôr – Estrada para Harmonia (ao final da Av. Governador Valadares), 500 metros à esquerda

Quanto: R$30 e R$15 (para músicos participantes, mediante inscrição)

Vendas: Calçados Santa Clara (Praça Getúlio Vargas, 129 – Centro – Alfenas) e bilheteria do local (no dia da festa)

Mais informações: encontrodosmusicosalfenas@gmail.com e Facebook/10º Encontro dos Músicos de Alfenas e Região


Workshop com Toninho Horta e Yuri Popoff

Vagas limitadas

Quando21 de dezembro, a partir das 18h

Onde: Centro Municipal de Música Walda Tiso Veiga (Rua Presidente Arthur Bernardes, 639 – Centro – Alfenas)

Mais informações: encontrodosmusicosalfenas@gmail.com

 


Fonte: Alfenas Agora.

 

You may also like...

0 thoughts on “Toninho Horta toca em Alfenas neste domingo”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *