Empresa foca em usabilidade e cria soluções para empresas e profissionais

Patricia de Oliveira

Reportagem local

 
height=230
“Dos nossos sistemas, o mais complexo até agora foi o sistema para restaurantes. São muitos modos de operação e cada restaurante trabalha de uma forma: comanda, mesa virtual, código de barras, entregas, fichas de clientes, mensalistas, entre outras opções” Guilherme Boroni

“A Factory Sistemas, na confecção de seus sistemas, procura compreender o fluxo do cliente, buscando caminhos mais fáceis e ágeis para realizar a mesma atividade, o que torna nossos softwares de fácil compreensão, úteis e de grande aderência aos planos de negócio dos nossos clientes”, Luciano Duarte 

Atualmente, todos os profissionais, sejam comerciantes, empresários, dentistas, médicos, arquitetos, esteticistas, entre outros, querem ter um sistema que facilite a visibilidade de seus produtos e serviços e a negociação online. Pensando nisso, dois jovens analistas, os amigos Luciano Duarte e Guilherme Boroni, criaram a Factory Sistemas, com o propósito de deixar os clientes bem servidos de soluções em informática.

A empresa nasceu em meados de 2010, quando os dois amigos resolveram criar soluções diferentes e inéditas no mercado. Sempre com foco no usuário final, os analistas consideraram a usabilidade a principal ferramenta de desenvolvimento de soluções, fazendo com que seus produtos se tornem de fácil manuseio e utilização. 

Atualmente, os sócios-proprietários Duarte e Boroni, organizam e arquitetam novos voos. E, para isso, buscam novos produtos a serem desenvolvidos e investem tempo na satisfação dos clientes que operam seus atuais sistemas. Uma receita de sucesso neste mundo tão rápido e impessoal. Veja a entrevista com os donos da Factory.

Alfenas Agora – Que serviços a Factory Sistemas oferece?
Luciano Duarte e Guilherme Boroni – Nossa empresa é especializada em desenvolvimento de sistemas de computadores de mesa (Desktop) e atende ao mercado com soluções comerciais para as mais diversas finalidades, tais como sistemas para lojas, salões de beleza, restaurantes, lanchonetes, mercearias, comércios de açaís, pizzarias, entre outros. Nosso diferencial está em preparar o sistema para a necessidade do cliente, sendo assim, ele, o cliente, participa ativamente da confecção do software e com isso é atendido plenamente na solução de suas necessidades. 

Poderiam explicar para nossos leitores o que é a usabilidade e qual a importância dela?
A usabilidade é uma técnica que busca minimizar as ações para se cumprir uma determinada tarefa, sendo assim a técnica busca sempre melhorar o processo já existente, com a proposta de alguma forma mais ágil, rápida e segura. Obviamente a técnica deve estar alinhada às expectativas do cliente que está encomendando a nova solução.
A Factory Sistemas, na confecção de seus sistemas, procura compreender o fluxo do cliente, buscando caminhos mais fáceis e ágeis para realizar a mesma atividade, o que torna nossos softwares de fácil compreensão, úteis e de grande aderência aos planos de negócio dos nossos clientes.
Precisamos que a informática seja uma ferramenta de facilitação e nunca de obstáculo aos usuários. É preciso pensar primeiro em quem vai usar a nova ferramenta, ter o foco e estar pronto para ouvir as sugestões do cliente e, a partir de uma boa coleta de requisitos (ou necessidades), usar de ferramentas que propiciem a melhora do trabalho.

Podemos dizer que, essencialmente, a usabilidade permite que o usuário realize as tarefas de forma rápida e eficiente, ou seja, como menor esforço?
Exatamente. Esforço é uma palavra muito bem aplicada à pergunta. A usabilidade procura diminuir o esforço de algum processo já existente, minimizando sua complexidade e consequentemente melhorando sua aderência aos negócios do cliente.

Têm empresas que se utilizam de sistemas difíceis, refletindo em erros e perda de tempo. Vocês já pegaram projetos muito complicados, de difícil solução?
Realmente existe muito software malfeito e isso é um reflexo muitas vezes da pressão que nossa profissão está exposta. Em muitas ocasiões não é dedicado o tempo necessário para se analisar e ponderar o melhor, frisando é claro o melhor na ótica do cliente, não na ótica da programação. Esta falta de tempo aliada à pressão exagerada acaba por se traduzir em um sistema mal desenvolvido, cheio de bugs (erros) e que se torna um obstáculo e não uma ferramenta de apoio para a conclusão do trabalho.
Sim, com certeza já tivemos de enfrentar grandes dificuldades no desenvolvimento de nossos sistemas, isso é normal e até mesmo esperado, afinal, traduzir em um software os processos realizados com facilidade pelos usuários é de extrema complexidade, programaticamente falando. No entanto, as dificuldades, as pressões e os prazos nunca devem ser o foco mais importante na entrega de alguma coisa, ao contrário, é melhor negociar um novo prazo e entregar um produto final com qualidade e assertividade garantida.
Dos nossos sistemas, o mais complexo até agora foi o sistema para restaurantes. São muitos modos de operação e cada restaurante trabalha de uma forma: comanda, mesa virtual, código de barras, entregas, fichas de clientes, mensalistas, entre outras opções. Traduzir todos estes cenários em um único produto, em um único programa de computador é uma tarefa extremamente complicada. Foi o melhor desafio até agora entregue pela Factory Sistemas. 

Existem empresas que se utilizam de softwares caros, mas que não resolvem efetivamente as questões de interação entre o usuário e a máquina?
Sim. Não há uma relação direta entre preço e boas práticas aplicadas, ou seja, não podemos garantir que um sistema caro terá uma boa interação com o usuário ou que terá conceitos de usabilidade aplicados. Empresas sérias ponderam em utilizar das técnicas que facilitem esta interação homem máquina, analisando o lado cliente, o lado que usará a nova ferramenta, mas essa visão está mais ligada à filosofia da empresa do que aos valores cobrados. 

Quando um cliente os procuram, vocês elaboram desde o planejamento do projeto, até a etapa de desenvolvimento e teste?
Sim. Nossa empresa faz todas as etapas de desenvolvimento de um software. Primeiramente realiza uma entrevista com o cliente, coleta os requisitos iniciais, propõe uma solução de começo e traça um plano de acordo com a proposta. Ao longo do desenvolvimento, novas funcionalidades são estudadas, novas entrevistas são feitas e o cliente fica sempre emergido ao processo de desenvolvimento do sistema, garantindo aderência aos planos traçados e alinhamento às expectativas da nova ferramenta. Os testes são realizados primeiramente em laboratório, em ambiente controlado pelos desenvolvedores, e nesta visão o sistema é propositalmente exposto a situações de erro na intenção de se analisar o seu comportamento em uma situação real de conflito. Após ser aprovado nesta fase, uma versão de testes é colocada em ambiente final, no cliente, para que este possa nos ajudar a refinar a solução e encontrar algum problema não identificado em tempo de laboratório. Por fim, após as validações finais com o cliente o sistema é liberado e finalmente instalado para uso.  

Em sua opinião, as empresas de Alfenas e região têm consciência da importância da usabilidade para o desempenho de soluções?
Sim. Mesmo que implicitamente, todas as pessoas ou empresas procuram soluções que sejam fáceis de utilizar e que realizem o trabalho proposto. Existe uma grande fatia de mercado que pensa assim, mas até então, não existia em Alfenas uma opção para que estas pessoas traduzissem em sistemas as suas necessidades e estivessem providas de boas ferramentas desenvolvidas para elas mesmas; digo não existia, porque a Factory Sistemas, instalada em Alfenas, está atendendo justamente esta fatia do mercado e agora, cada dia mais, a empresas se tornam competitivas, organizadas e prontas para um futuro ainda melhor.

Contatos: 
http://www.factorysistemas.com.br/index.html#features

guilherme@factorysistemas.com.br

luciano@factorysistemas.com.br

Guilherme Lopes Boroni: 35 8839-4243

Luciano Duarte: 35 8896-1377

Fonte: Alfenas Agora.

You may also like...

0 thoughts on “Empresa foca em usabilidade e cria soluções para empresas e profissionais”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *