Usina que transforma lixo em energia elétrica será implantada em Boa Esperança, MG

Com previsão para que o lixo da cidade acabe em 3 anos de uso, será implantado em Boa Esperança, a primeira usina térmica do país que transforma lixo em energia. Essa inovação vai ser suficiente para atender toda a energia gasta pela prefeitura da cidade, sendo uma ótima solução para economia na cidade e também para dar fim ao grande problema que é o lixão. O projeto será custeado por Furnas Centrais elétricas.

Os lixos da cidade serão depositados em em um depósito e levados para trituração. Em seguida serão levados para um separador magnético que irá separar metais e materiais que não serão utilizados no processo.

Depois da retirada dos materiais que não serão utilizados, o lixo será triturado mais uma vez e depois será feito o cozimento  em alta temperatura. O resultado desse cozimento é a produção de gás de síntese que será usado para promover o movimento dos motores que vão gerar energia elétrica.

A usina vai processar 47 toneladas de lixo, 12 a mais do que é produzido pelo município. 

Segundo o responsável pelo projeto, Fernando Melo, o gás usado na produção de energia receberá tratamento e as poeiras

sólidas serão retiradas. Segundo ele, não haverá a necessidade de grandes quantidades de água no sistema, já que o que 

será aproveitado é a umidade do próprio lixo. Isso irá gerar uma economia de R$ 200 mil por mês, o que também poderá reduzir a conta de luz dos moradores. O custo do projeto será em torno de R$ 21 milhões.

A previsão para começar a operar é no segundo semestre de 2014.

Fonte: Alfenas Agora.

 

You may also like...

0 thoughts on “Usina que transforma lixo em energia elétrica será implantada em Boa Esperança, MG”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *