Nutricionista fala sobre dietas e hábitos alimentares

Por Patricia de Oliveira

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A nutricionista Magda Amélia Souza esclarece algumas dúvidas que mais surgem em seu consultório. Formada pela Universidade José do Rosário Vellano, ela tem estudado a nutrição em seu aspecto geral, mas também a funcional e estética, participando de cursos, palestras, congressos e jornadas. “Procuro ficar sempre atualizada para dar um atendimento diferenciado a cada paciente”, comenta.

De acordo com Magda Souza é preciso dar atenção especial em relação à individualidade bioquímica e por isso mesmo busca conhecer os hábitos alimentares dos pacientes para que possa fazer uma troca benéfica e salutar para que eles atinjam o objetivo desejado.

Apesar de hoje existir muitas formas de melhorar a alimentação, fazer dietas e reeducação alimentar, conhecer receitas e dicas por meio de sites e outros canais, Magda Souza salienta que a consulta a um nutricionista é de suma importância, uma vez que é ele quem vai proporcionar o acolhimento e a orientação individualizada, priorizando o aspecto humanitário.

Confira a entrevista exclusiva com a nutricionista Magda Souza.


Alfenas Agora – Por que para emagrecer é necessário comer a cada três horas?
Magda Amélia Souza – É muito importante para emagrecer quanto para manter o peso ideal sempre, porque o metabolismo acelera há um aumento da queima calórica. Nosso organismo não pode ficar em jejum por muito tempo porque quando formos fazer a próxima refeição estaremos com muita fome e comeremos muito, o que vai armazenar em forma de gordura (tecido adiposo), porque existe um gem poupador que guarda energia até a próxima refeição, fazendo com que engordamos.

Tomar bastante água ajuda no emagrecimento? Qual a quantidade recomendada?
A água é muito importante para nosso organismo quanto para a hidratação, deixando os cabelos e a pele com aspecto saudáveis. Também é essencial para a função renal ajudando a eliminar as toxinas e um a ter um bom funcionamento dos rins e um bom trânsito intestinal, fazendo com que não haja constipação (intestino preso). Assim, ajuda a liberação da serotonina um hormônio do prazer, do bem-estar. 
Assim não teremos ansiedade nem compulsão, ajudando a emagrecer. O ideal é tomar água diariamente, lentamente. No total de dois a três litros.

As dietas da moda, amplamente divulgadas na mídia, são eficientes para perder peso? 
Sim, mas são dietas muito restritivas a curto prazo, causando vários comprometimentos no nosso organismo como carência nutricional, anemias e outras doenças, e o emagrecimento é por pouco tempo; depois que deixamos de seguir, o ganho de peso é maior. Não existem milagres, nada que faça emagrecer tão rápido e saudavelmente. A reeducação alimentar é a longo prazo, mas aprendemos a comer com equilíbrio, moderação e variedades nas refeições para sempre. Além de aprender a fazer trocas de alimentos calóricos, pobres em nutrientes, por alimentos menos calóricos e funcionais, ricos em nutrientes com substancias bioativas que ajudam na prevenção e controle de várias doenças. Também a mudança de hábitos é importante para a qualidade de vida.

Muitas pessoas têm feito a dieta das proteínas. Qual sua opinião.
Muitas pessoas me perguntam e quer que eu prescrevo essa dieta, mas na minha opinião eu acho que ela restringe muito os macro e micronutrientes, que são carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e minerais, resultando numa dieta totalmente desequilibrada e muito além dos percentuais na elaboração de um plano alimentar. Também há um descontrole e aumento no colesterol e sobrecarga na função renal, pois a dieta é só proteína e gordura no início. A falta de energia que provem dos carboidratos, deixa o indivíduo mais fraco, carente e sem energia para suas atividades do dia a dia. A pessoa até emagrece enquanto estiver fazendo, mas não é pra sempre. Sou da opinião que devemos comer de tudo sempre, com moderação. E fazer boas escolhas nos alimentos mais saudáveis, ricos em fibras, vitaminas e minerais.

Evitar o jantar ajuda no emagrecimento?
Não, essa refeição deve ser feita mais cedo antes das vinte horas, e preferir mais saladas que é fonte de minerais e vitaminas, uma fonte de proteína (carne, ovo, leguminosas) e carboidratos que pode ser arroz, pão integral ou outro.

Comer apenas alimentos light e diet emagrece?
A primeira coisa que vem a nossa mente quando queremos iniciar uma dieta é consumir os alimentos diet e light com a intensão de continuar consumindo aqueles alimentos que gostamos, mas na versão de calorias reduzidas.
Contudo, devemos saber que na verdade trocar o alimento original pelo diet e/ou light não é garantia de redução de calorias, pois nem todo alimento que possui essa denominação no rótulo engorda menos ou é mais saudável, podendo até conter em sua composição nutricional mais gorduras e/ou açúcares e/ou sódio.

Tomar chá verde, vermelho e branco ajuda no processo de perda de peso?
Ajuda sim, pois são termogênicos, auxiliam na queima de gorduras, são detoxificantes, ainda previnem e controlam muitas doenças. Devem ser consumidos como coadjuvantes, junto a um plano alimentar personalizado para cada pessoa.

Muitas pessoas trocam as refeições por suplementos. É uma troca saudável?
Não, porque se fizermos uma alimentação balanceada, variada, rica em nutrientes e vitaminas não tem necessidade. Cada alimento tem suas fontes nutricionais que ajudam a prevenir e controlar muitas doenças. Há alguns casos de carência nutricional ou desnutrição e outras doenças que devemos prescrever principalmente para crianças e idosos. Também para quem pratica atividade física, moderada ou intensa, existem vários suplementos para ganho de força, massa muscular e rendimento.

Por que os pesquisadores alegam que dormir mal faz engordar?
Sim, devemos dormir oito horas por noite, ajuda no metabolismo, liberação de vários hormônios. O sono desempenha um papel importante na regulação do peso corporal. Esta constatação acaba de ganhar mais força, graças a um estudo publicado recentemente no periódico científico Annals of Internal Medicine.
Estudos clínicos sugerem, por exemplo, que a perda de sono pode alterar os níveis dos “hormônios da fome”: a leptina e a grelina. A leptina é secretada pelas células de gordura; baixos níveis sanguíneos do hormônio fomentam a fome, enquanto que os níveis altos enviam a mensagem ao cérebro de que o corpo está satisfeito, estimulando a queima calórica. A grelina é secretada pelo estômago para estimular o apetite. A pesquisa sugere que é preciso dormir o suficiente toda noite para obter bons resultados em dietas para emagrecer.

Como a nutrição pode ajudar na estética? É possível prorrogar o envelhecimento com uma alimentação diferenciada?
Uma alimentação saudável e equilibrada fornece todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo. A saúde do organismo reflete também na pele, nos cabelos, nas unhas e nas formas corporais, de dentro para fora. Nós fazemos uma anamnese bem feita, avaliação nutricional, exames físicos e se precisar fazemos uma avaliação bioquímica dos elementos nutricionais no sangue e hemácias. Daí avaliamos se o paciente tem alguma carência nutricional, desnutrição e outros problemas. Os alimentos funcionais e alguns nutracêuticos são mais indicados.
Envelhecer todos vamos, mas temos como prorrogar e prevenir doenças com alimentos antioxidantes. Eles não deixam nossas células oxidar, envelhecer e morrer, que são os radicais livres efeito de vários fatores do dia a dia. Uma alimentação rica em frutas, verduras, legumes de toda espécie e bem variados, alimentos integrais, gorduras mono e polinsaturadas ricas em ômega três, seis e nove, já é um grande aliado para ter saúde e qualidade de vida!

Quais os alimentos mais benéficos para a beleza e saúde das unhas, cabelos e pele?
São os aminoácidos que provem das proteínas animal e vegetal (carnes magras, leguminosas, ervilha, grão-de-bico, lentilha, soja) alimentos fonte de zinco (cereais integrais, aveia, salsa, agrião, carne de peru, gema de ovo), frutas secas como castanha- do-pará, peixes como salmão, atum, sardinha, frutas, legumes e verduras todos coloridos, principalmente amarelos, vermelhos, roxos, verdes escuros e claros. Enfim, alimentos ricos em nutrientes como proteína, cobre, manganês, zinco, ferro e cálcio. E muita água diariamente.

A nutrição funcional e estética serve para tratar problemas como celulite, estria e flacidez? 
Sim, hoje tem várias pesquisas com alimentos funcionais que contém substâncias bioativas que ajudam muito na prevenção, desaparecimento e controle desse mal que toda mulher odeia. Também tem as fórmulas de nutrientes e colágeno, nutraceuticos e fitoterápicos que prescrevo dependendo de cada caso.

Como alguns alimentos ajudam a aumentar a longevidade?
Hoje falamos muito de qualidade de vida, que é uma alimentação equilibrada, fazendo trocas dos alimentos que não são bem-vindos para os alimentos funcionais, saudáveis, que ajudam no bom funcionamento do nosso organismo como detoxificantes, antioxidantes, anti-inflamatórios, fibras e outros, prevenindo doenças e proporcionando sempre aparência saudável. Também fazer atividade física sempre.

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 Fonte: Alfenas Agora.

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