Aplicativo ajuda estudantes da Unifal a evitar roubos em Alfenas, MG

Com medo da onda de furtos e roubos perto da Universidade Federal de Alfenas, estudantes do campus estão andando em grupos e usando um aplicativo de celular para indicar as ruas onde os crimes mais acontecem. Segundo os alunos, só no mês de junho foram cerca de 50 roubos e furtos na região.

A estudante Sarah Macedo Vaz teve o carro furtado na última semana. O crime aconteceu em uma rua próxima da universidade e em plena luz do dia. “Eu olhei pra vaga e notei que o meu carro não estava mais lá e entrei em desespero”, conta.

Indignados com a insegurança, os universitários estão usando o aplicativo “onde fui roubado”. Nele é possível marcar as ruas em que os crimes estão acontecendo. Os pontos vermelhos indicam locais onde algum estudante foi vítima de assalto. Todas as ruas estão ao redor da Unifal.

Para chamar a atenção da polícia, 645 estudantes pedem por mais segurança em uma página criada em uma rede social. “Esse não é um problema dos estudantes e sim da cidade toda. Vários moradores estão relatando as coisas que estão acontecendo e até parabenizando pelo movimento que é uma forma de chamar a atenção das autoridades também”, explica o criador da página Enzo Goussain.

No entanto, os números da Polícia Militar são diferentes. Segundo a corporação, foram cinco furtos a pessoas, três roubos, dois furtos de veículos e dois a repúblicas, um total de 11 ocorrências em junho.

O pró-reitor da Unifal, Tomás Dias Santana, disse que vai pedir mais segurança no entorno do campus. “Entendemos que aqui é um ponto de vulnerabilidade, porque as residências dos docentes e servidores ficam no entorno da universidade. Precisamos ter então ações efetivas dos órgãos competentes para que possamos combater esses pontos frágeis”, afirma.

A Polícia Militar orientou os estudantes a evitarem andar sozinhos e com materiais de valor e, sempre que forem vítimas de um crime, registrarem o boletim de ocorrência.

Fonte: G1 SUL DE MINAS

You may also like...

0 thoughts on “Aplicativo ajuda estudantes da Unifal a evitar roubos em Alfenas, MG”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *