Blazer: Prático e elegante, o terno deixa de lado seu passado certinho e se consagra como a opção mais descolada da alfaiataria!

O blazer de alfaiataria nunca deixou de ser uma opção elegante e a novidade é que agora ele ganha o status de descolado também. A peça é coringa e veio para sofisticar seu armário sem cair na caretice. E vale até um assalto no armário do maridão, do irmão ou até do paizão.

Hoje, é possível encontrar blazers coloridos e até mesmo estampados, com diferentes cortes que visam vestir bem diferentes silhuetas e agradar as mais variadas preferências.

“Muitas mulheres ainda tem preconceito com os blazers por acharem que é uma peça antiquada e careta, porém hoje é possível encontrar blazers de diversos modelos, tecidos e estampas diferentes, o que dá modernidade à peça. Eu diria que o blazer traz uma sofisticação instantânea à qualquer look” afirma a consultora de imagem e estilo Fernanda Maranho.

Mesmo que você tenha medo de usar a peça, deixe essa insegurança de lado e você perceberá que o blazer pode deixar o seu look muito mais elegante sem muito esforço.

E para ter sucesso nessa mistura, basta seguir algumas diretrizes que vão te ajudar a escolher a peça que mais vai te deixar bonita. Confira a seguir as dicas para combinar o blazer feminino nos seus looks e valorizar o seu tipo de corpo.

Como combinar blazer no look

Blazer com calça social

Essa é a maneira mais social de usar o blazer, porém isso não significa que o visual tem que ser careta. Há várias maneiras de deixar o look interessante e moderno. Alguns truques para atualizar o look são: usar o blazer de uma cor diferente da cor da calça; investir em blazers de diferentes cores, texturas e padronagens; combiná-los com calças de alfaiataria e investir em acessórios!

Blazer com calça jeans

Uma mulher de blazer e calça jeans está vestida para dominar o mundo. Esse é um visual super democrático e se adequa a várias situações e horários. Se você precisa que seu look seja mais sofisticado, combine-o com calça jeans de lavagem escura e pernas retas, blusa de seda e bolsa de animal print e salto, porém se o dresscode permitir, nada te impede de usá-lo com uma camiseta e sapatilha.

Blazer com shorts

Este é um look totalmente despojado e feminino. Caem melhor em mulheres que tenham pernas mais finas e podem ser combinados com camisetas de banda e tênis. O único cuidado que se deve tomar é que o comprimento do blazer não ultrapasse o comprimento do shorts.

Blazer com vestido

O blazer usado com vestido é a maneira mais feminina e delicada de criar um look. Os melhores comprimentos para serem usados com vestido são os que terminam nos ossinhos do quadril ou os que cobrem o bumbum. Esse visual também pode ser usado no inverno, basta incluir meia-calça e sapatos mais pesados.

O tipo ideal de blazer para cada silhueta

Cada tipo de blazer valoriza um tipo de silhueta diferente. Para criar seus looks sem medo de errar, confira as dicas para o seu tipo de corpo e arrase!

Corpo oval

O desafio para quem tem o corpo oval é criar ilusão de cintura e desviar a atenção da barriguinha. Para isso, você pode escolher modelos cinturados de blazers e que tenha pence nas costas. Atenção para o comprimento que deve passar da linha da cintura. Também evite blazers com abotoamentos duplo ou que tenham botões chamativos (o melhor é que sejam da mesma cor da peça). Opte por combinar com calças retas e sem pregas cuja barra deve preferencialmente tocar o peito do pé, alongando o visual.

Corpo retângulo

A característica deste formato de corpo é ter ombros, cintura e quadris praticamente da mesma medida, portanto criar a ilusão de cintura é essencial. Para isso, opte por blazers cinturados ou você pode cinturá-lo usando o truque do cinto por cima da peça.

Corpo triângulo

Na hora de escolher o blazer, o que se deve prestar mais atenção é o comprimento da peça que não deve passar da altura dos ossinhos do quadril. Quem tem o formato do corpo triângulo pode abusar de ombreias, lapelas mais largas, que tenham apliques ou seja de outra cor. Combine com calças retas ou saias e vestidos que sejam mais escuros que o blazer.

Corpo triângulo invertido

Se você tem o corpo deste formato e ombros largos, invista em blazers mais escuros de tons neutros e de preferência sem ombreiras. As outras peças do look devem ser mais claras ou ter elementos que chamem mais atenção que o blazer, assim você consegue criar uma boa proporção ao corpo. Você também pode usar blazers mais compridos sem medo e combinar com saias ou shorts mais curtos para deixar o visual bem feminino.

Corpo ampulheta

Quem tem o corpo ampulheta deve explorar a cintura bem definida e para isso, os blazers cinturados são ótimos aliados. Porém você pode fugir dos modelos tradicionais e abusar de detalhes, taxas, spikes e textura, que ajuda a modernizar o look.

Lembre-se: independente do seu tipo físico, se você for baixinha, evite os blazers compridos pois eles achatam a silhueta.

Estruturado, com ombreira, etc.. quais são os principais modelos e com quem eles combinam?

  • Estruturado ajuda a criar a ilusão de formas no corpo. Ideais para corpos retangulares, triângulo invertido e oval.
  • Com ombreira é indicado para quem precisa equilibrar a largura do ombro com o quadril. Indicado para corpos com formato de triângulo ou mulheres que tenham ombros “caídos”.
  • Curtos: ideal para serem combinados com saias e vestidos.

Em que situações pode-se usar looks com blazer?

O blazer pode ser usado em todas as situações sociais. O que vai ser diferente é a forma que você vai usá-lo e como vai montar seu look. O mesmo blazer que você usa no trabalho junto com calças sociais e saias no joelho, pode facilmente ser transformado num look mais despojado se combiná-lo com uma saia mais curta, shorts jeans ou um vestido florido. Dobrar um pouco as mangas ou puxá-las para cima também ajuda a dar uma descontraída no visual.

Crie looks com ele e veja como é possível usar a peça sem deixar seu visual masculinizado e ainda valorizar os traços do seu corpo.

Sander

Que tal inspirar em quem já aderiu? Na foto, a sempre bem vestida Thais Rabelo, gerente da agência central do Itaú de Alfenas. O “flagra” foi feito na hora do almoço da “top”. E reparem os óculos, que “escândalo”: vintage, retrô e super em alta!

Até semana que vem e lembrando que a próxima “vitima” da coluna pode ser você!

Tags:

You may also like...

One thought on “Blazer: Prático e elegante, o terno deixa de lado seu passado certinho e se consagra como a opção mais descolada da alfaiataria!”

  1. Miriam Lisboa disse:

    Estou amando… Quero mais vezes na semana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *