Projeto dá dicas a diabéticos sobre a saúde dos pés em Passos, MG

Para oferecer dicas sobre a saúde dos pés para diabéticos, uma equipe de professores e estudantes da Fundação de Ensino Superior (Fesp) em Passos (MG) percorre os postos do Programa de Saúde da Família (PSF) com um projeto de orientação, que além de dicas, promove também palestras com informações sobre os cuidados sobre as doença e formas de evitar problemas com as pernas e pés.

O aposentado Francisco Carlos de Paula cuida da diabetes há quase 30 anos, mas quando os sintomas surgiram, ele não deu tanta importância e quando descobriu a doença, ela já estava avançada. Por causa disso, precisou amputar parte da perna direita. “Eu não dei a importância devida à gravidade da doença. Fui deixando, fui perdendo a sensibilidade dos dedos, dos pés e quando vi, já não tinha mais jeito. Também tive alterações na visão. Agora fiquei esperto, né?”, contou.

Segundo o Ministério da Saúde, um levantamento aponta que 25% dos pacientes que tem a doença ficam com ferimentos nos pés por causa do excesso de glicose, que impede a circulação do sangue. A cicatrização dos machucados também é lenta em quem tem diabetes, o que leva a consequências graves como a amputação. Para prevenir esta e outras doenças, a equipe da Fesp está trabalhando na cidade.

Na prática, nutricionista, enfermeiros e alunos fazem palestras para cerca de 2,6 mil diabéticos cadastrados nos PSFs da cidade. Na primeira etapa do trabalho, alguns passaram por testes para identificar os problemas nos pés, como a falta de sensibilidade. Na segunda etapa, receberam orientações sobre alimentação e cuidados com higiene.

“O projeto surgiu da necessidade dessa conscientização, de passar informações para os diabéticos sobre a saúde dos pés e pernas, da cicatrização, da alimentação adequada”, comentou a coordenadora do projeto, Tânia Maria Delfraro.

O projeto traz também orientações sobre o tipo de calçado adequado que os diabéticos devem usar. “O calçado adequado tem umas palmilhas especiais, que permitem que os diabéticos não fiquem com os pés feridos”, explicou Tiago Rodrigues Ferreira, o empresário que produz palmilhas e sapatos próprios para diabéticos.

Fonte: G1 SUL DE MINAS

You may also like...

0 thoughts on “Projeto dá dicas a diabéticos sobre a saúde dos pés em Passos, MG”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *