Tradição folclórica completa 100 anos de festividades em Machado, MG

A cidade de Machado(MG) deve receber cerca de 15 mil pessoas apenas neste final de semana para a festa de São Benedito. Uma das maiores tradições folclóricas do Sul de Minas, a celebração se tornou centenária neste ano e vai até o dia 2 de setembro. Entre as atividades que atraem os turistas estão os ternos de congado e as comidas típicas.

São Benedito é considerado o santo padroeiro dos negros no Brasil. Diz a história que Benedito era um padre franciscano negro que levava para os escravos a comida da casa dos senhores.

Durante a festa, os fiéis também celebram Santa Efigênia. Famosa como protetora contra os incêndios, a irmã carmelita Efigênia era negra como São Benedito e a ela os escravos dirigiam orações nos momentos de aflição.

Nos ternos de congado, que podem ser conferidos nas festividades em Machado, os participantes se organizam como soldados que homenageiam seu rei e sua rainha, respectivamente São Benedito e Santa Efigênia.

Programação
A partir das 20h deste sábado (23) acontece a abertura da tenda do Congo. No domingo (24), o levantamento do mastro da bandeira da festa acontece às 16h. A programação então continua na sexta-feira (28) e segue até dia 2 de setembro com concurso de poesia, apresentação da dança folclórica bumba meu boi e de todos os ternos de congado. Confira abaixo a programação da festa.

Dia 23, às 20h, abertura da tenda do Congo
Dia 24, às 16h, levantamento do mastro da bandeira da festa
Dia 28, às 19h, missa campal na Capela de São Benedito
Dia 30, a partir das 9h, concurso de poesias, procissão motorizada e apresentação do Bumba Meu Boi
Dia 31, às 16h, missa campal na Praça Antônio carlos
Dia 1º de setembro, às 16h, Corte do Rei na Praça São Benedito
Dia 2 de setembro, às 16h, ternos de congado e descida do mastro

 

FONTE: G1 SUL DE MINAS

You may also like...

0 thoughts on “Tradição folclórica completa 100 anos de festividades em Machado, MG”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *