Terra dos “botecos”, Minas é referência na produção de cerveja artesanal

A tradição mineira dos bares e botequins tem estimulado novas ideias do setor. Além do turismo e da gastronomia, Minas agora é destaque na produção nacional de cervejas artesanais, que nasceram de experiências em casa e ganham o mundo. A cerveja artesanal de Minas já ocupa o segundo lugar no ranking brasileiro em produtividade e em número de cervejarias, atrás apenas de Santa Catarina.

Segundo o superintendente executivo do SindBebidas (Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em geral do Estado de Minas Gerais), Cristiano Lamego, o Estado já ganhou o apelido de “Bélgica Brasileira”, em referência ao país que possui um grande número de cervejarias e uma das escolas cervejeiras mais respeitadas do mundo.

— Esse movimento começou em 2004, primeiro com a Krug Bier e a Backer, e nesse momento está em fase de grande expansão, com um crescimento médio de faturamento de 21% ao ano.

Atualmente, o Estado produz 50 tipos diferentes de cervejas, totalizando 1,1 milhão de litros por mês. Além disso, possui 25 fábricas artesanais, sendo a maior parte delas na região metropolitana de Belo Horizonte. E, segundo Lamego, a expansão do setor em Minas está diretamente relacionada à cultura dos bares e à exigência do público frequentador. 

— Um dos principais fatores de sucesso para a produção de cerveja artesanal em Minas são os bares de qualidade. Hoje, o bar é uma alternativa interessante de lazer, principalmente em Belo Horizonte. O público pede esses produtos, estimulando a produção de qualidade no Estado.

Crescimento e destaque internacional

Uma década depois do surgimento das primeiras cervejarias artesanais em Minas, tem início o processo de  reconhecimento internacional da qualidade da cerveja produzida no Estado. A belo-horizontina Wäls, em abril deste ano, recebeu o maior prêmio do World Beer Cup, um concurso realizado anualmente nos EUA.

Além disso, a empresa é a primeira a investir na exportação e, atualmente vende para os EUA e Canadá. Mas, segundo o proprietário da marca e mestre cervejeiro, José Felipe Carneiro, de 29 anos, há um projeto de expansão e está em negociação a venda de parte da produção para países da Ásia. Além disso, uma fábrica da Wäls está sendo construída na Califórnia.

Ainda conforme o mestre cervejeiro, o sucesso das cervejas artesanais e a expansão da Wäls está relacionada ao modo de produção, especializada em cervejas belgas mas que também agrega ingredientes bem brasileiros, como a semente de coentro e a casca de laranja da terra. Além disso, ele destaca que hoje as pessoas têm mais condições de experimentar novos produtos e isso tem garantido o crescimento do mercado no Brasil.

— Na verdade, as pessoas desconheciam que não estavam bebendo cervejas boas e, agora, elas têm condições de conhecer bons produtos, de maior valor agregado, com ingredientes diferentes e matéria-prima selecionada.

Turismo

Além da economia local, a produção de cerveja artesanal também tem desenvolvido o turismo no Estado. Segundo o presidente da Belotur (Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte), Mauro Werkema, atualmente dois roteiros turísticos especializados são divulgados.

— Belo Horizonte e Minas Gerais são polos importantes da gastronomia e dos bares e, agora também das cervejas. Então, nós temos que aproveitar isso e estimular o turismo de eventos e negócios na capital mineira.

Um dos roteiros comercializados pela “Beagá 4 You!” inclui quatro dias de passeio na cidade de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, e em Belo Horizonte, com visitas a cervejarias artesanais, bares e degustações. 

Outra opção é uma visita de um dia realizada pela “Libertas Viagens” em três cervejarias na cidade de Nova Lima, na região metropolitana de BH. O pacote inclui degustações harmonizadas e um “almoço cervejeiro”.

FONTE: R7 MINAS GERAIS

You may also like...

0 thoughts on “Terra dos “botecos”, Minas é referência na produção de cerveja artesanal”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *