Casos de catapora sobem mais de 300% no ano em Andradas, MG

Os casos de catapora já subiram mais de 300% somente neste ano em Andradas (MG). Em uma única cheche da cidade, das 54 crianças matriculadas, 33 contraíram o vírus.

“Este ano, pelo menos nesta creche, 70% dos alunos pegaram a doença. Os que não contraíram agora é porque já devem ter tido antes, porque todos tiveram contato”, disse a responsável pela creche, Ângela Maria Barçante.

Os números de Andradas vão na contramão dos dados registrados em todo o estado neste ano. Em 2013, foram 42,2 mil casos registrados em Minas Gerais contra 6,8 mil até o momento. Das 10 mortes por catapora registradas neste ano no estado, quatro foram em cidades do Sul de Minas: Guapé, Alfenas, Camanducaia e Pouso Alegre.

Em Andradas, em todo o ano passado, foram 45 pessoas infectadas pelo vírus. Já neste ano, entre janeiro e agosto, 253 casos já foram notificados pela Vigilância Epidemiológica. O levantamento leva em conta os tratamentos realizados pelo Sistema Único de Saúde e não engloba os casos atendidos em consultórios e clínicas particulares. Por isso, o número de pessoas com catapora na cidade pode ser ainda maior.

Segundo especialistas, a doença é altamente contagiosa. Em 2013, o SUS passou a oferecer a vacina tetraviral que imuniza contra a catapora, mas apenas crianças de 1 ano e 3 meses de idade podem tomar a dose. Uma vez adquirido o vírus da catapora, a pessoa fica imune por toda a vida.

FONTE: G1 SUL DE MINAS

You may also like...

0 thoughts on “Casos de catapora sobem mais de 300% no ano em Andradas, MG”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *