Volume de água captado cai 50% em uma semana em Passos, MG

Com a estiagem, o volume de água captado em Passos(MG) caiu pela metade em apenas uma semana. A vazão diminuiu de 200 para 100 litros por segundo no Ribeirão Bocaína, principal ponto de captação do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), responsável por abastecer 70% da cidade. Das três bombas de captação, apenas duas estão funcionando, já que uma delas foi desligada.

“Quando a bomba começa a puxar a água, ela sendo pouca, começa a puxar areia prejudicando o bombeamento”, afirma o diretor do Saae, Fábio Rodrigues da Silva.

Com essa situação, os moradores estão reclamando do desabastecimento, principalmente nos bairros mais altos. Algumas pessoas têm buscado água fora da cidade para fazer estoque em casa. “A parte baixa da cidade consome mais água na hora que chega, não deixando abastecer as partes mais baixas”, explica o diretor do Saae.

Não só bairros em regiões mais altas da cidade tem tido problemas de abastecimento. Quem procurou a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) nesta quinta-feira (16) encontrou o local fechado e um comunicado de que também há falta de água.

De acordo com o diretor do Saae, três caminhões pipa serão usados para distribuir água na parte alta da cidade. Além disso, o rodízio no abastecimento vai continuar.

Fonte: G1 SUL DE MINAS

You may also like...

0 thoughts on “Volume de água captado cai 50% em uma semana em Passos, MG”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *