Dieta sem glúten para emagrecimento: entenda como funciona

Muito se fala sobre a dieta sem glúten para emagrecer, mas será que ela realmente funciona e que não traz nenhum problema para sua saúde? Tire estas e outras dúvidas importantes antes de começar esta dieta.

A dieta sem glúten, como o nome já diz, inibe a ingestão de alimentos que tenham esta proteína, assim a pessoa não pode comer arroz, mandioca, batata, farinhas diversas, etc.
Existem pessoas com intolerância ao glúten que estão abolindo estes alimentos de sua dieta, mas outras que não possuem este problema estão aderindo esta mudança de hábitos para perder peso. Porém, é um mito achar que você emagrece porque tira o glúten da dieta. O que acontece, na verdade, é que você consome menos calorias.

Por que fazer a dieta do glúten?
O Conselho Regional de Nutricionistas só recomenda esta dieta para pessoas que tenham doença celíaca, ou seja, intolerância a este alimento. Mas, de qualquer forma, se você pretende fazer uma para emagrecer, saiba que deverá retirar do cardápio os alimentos que contém glúten, mas, em contrapartida, suprir esta falta com outros alimentos, então a melhor maneira de seguir esta dieta para emagrecer de maneira saudável é consultar um nutricionista que poderá analisar sua saúde e indicar os melhores alimentos para esta substituição.

Para saber como encontrar alimentos sem glúten você conta com os rótulos, pois todos indicam a presença ou não dele e assim fica mais fácil fazer suas compras no mercado.
No geral, evitam-se massas, biscoito, doces e até bolos, ou seja, alimentos que são calóricos e por isso resultam na perda de peso. Assim, entenda que não é porque vai deixar de consumir o glúten que emagrecerá, mas porque evitará alimentos calóricos.

 

Então a dieta do glúten emagrece e funciona melhor do que outras?
Ela emagrece, mas não porque deixa de comer glúten e sim porque retira alimentos calóricos do seu cardápio, que são geralmente os que possuem glúten.
Sobre ser melhor do que outras, recomenda-se que busque uma dieta personalizada de acordo com seu biótipo e necessidades com um profissional, pois a melhor mesmo é uma boa reeducação alimentar, já que dietas restritivas e muito “milagrosas” podem tirar do organismo nutrientes e vitaminas importantes para uma vida mais saudável e um emagrecimento mais preciso.

Por que a dieta do glúten para emagrecimento está sendo tão divulgada?
A mídia divulgou bastante esta dieta devido às famosas que estão aderindo esta restrição nos cardápios, mas, conforme especialistas, nem todos os alimentos com glúten possuem carboidratos e são calóricos, então a perda de peso ocorre mais pela retirada do carboidrato e não do glúten em si.
A nutricionista Salete Britto, do HC (Hospital das Clínicas da Unicamp de São Paulo), diz que cientificamente não há nada comprovado em relação ao glúten fazer mal ao organismo e nem mesmo que ele deixa a barriga inchada, pois isto é apenas mito, já que as pessoas que fazem esta dieta deixam de ingerir massas e com isso as flatulências diminuem, ou seja, não devido ao glúten, mas à massa.
Ela ainda afirma que glúten é importante para que possamos ingerir a quantidade de carboidrato indicada diariamente para cada pessoa, que deve ser de 60% a 70% da alimentação.

Por Jeniffer Elaina, colaboradora do Blog Plano de Saúde.

Post feito especialmente para o BLOG DA DIETA

Beijinhos

Aline Munhoz

You may also like...

0 thoughts on “Dieta sem glúten para emagrecimento: entenda como funciona”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *