Calça: Direto do guarda-roupa para a noite de festa!

Sem dúvidas, uma das maiores peças-chave do guarda-roupa feminino é a calça. Com diversos modelos, tecidos e estilos, a queridinha entre as mulheres é um curinga para qualquer estação.

Considerada uma peça simples e prática de se usar, a calça tem quebrado tabus e conquistado cada vez mais espaço nas passarelas e – pasmem! – os red carpets. Até as celebridades já se renderam à simpatia desse item. Os clássicos looks de gala ganharam novas companhias – ou seriam concorrentes? “Além de ser mais uma opção, a calça garante uma diferenciação no look. Se olharmos para os anos 70, podemos resgatar as calça palazzo e pantalonas, que eram muito glamourosas”, conta o consultor de moda Rodrigo Cezário.

E o vestido?

Seria o fim dos vestidos longos e brilhantes? Para Cezário, não. Segundo ele, os vestidos continuam sendo uma boa opção. “É mais prático compor o look com uma peça única que fazer composições”, ressalta.

Mas a calça tem outro ponto a seu favor. O conforto. Cada vez mais a moda abre suas portas para a roupa confortável, e ela possui amplos cortes, o que facilita na hora de produzir qualquer tipo de look.

Um up na calça

Para arrasar na noite e não ficar com cara de que acabou de sair de uma reunião de trabalho, é preciso ficar atenta na hora de escolher o modelito. A primeira dica do consultor é ficar de olho na modelagem que favorece o seu tipo físico. “Para quem tem quadril, por exemplo, o ideal é escolher calças escuras. O brilho é permitido, mas de forma discreta”, ensina.

Já para quem tem menos quadril, a aposta é nas cores claras e na ornamentação nessa região. Cezário explica que, para conferir um visual elegante, o tecido tem que ser nobre. “Pode ser chantung de seda, tafetá, linho encerado ou até mesmo bordado. Para não ter erro, aposte no modelo alfaiataria, principalmente os com paletó moderninho. Esse look tem sido visto muito nos red carpets das últimas temporadas”, finaliza.

Com a evolução da moda e dos costumes, as mulheres foram incorporando pouco a pouco peças de roupas tidas como “masculinas” ao guarda-roupa. Na França, berço do fashion, esse processo foi bem lento. A peça, que hoje é item indispensável no dia a dia, durante mais de 200 anos ficou proibida de ser usada pelas mulheres. Somente no ano passado – acredite! – é que o uso foi oficialmente liberado. Só podia vestir calça quem fosse cavalgar ou andar de bicicleta. Segundo a lei, as mulheres que usassem calças em público poderiam ser presas pela polícia. Para usar a peça elas precisavam pedir uma autorização das autoridades competentes. Claro, que a resolução ficou só no papel!

História

“A calça vai à festa, sim! Ela pode ser muito elegante usada como terno e fazendo conjunto com um blazer, sendo este terno de um tecido nobre, como o cetim duchese, por exemplo. O que faz de uma calça ser uma peça de festa ou não são o tecido e a parte de cima que vai ser usada. Acho uma boa opção pra quem quer variar o look e está cansada dos vestidos de festa, combinada com a parte de cima correta, pode, sim, se transformar em um look incrível e sofisticado”, diz o estilista Daniel Correa.

alfenas

alfenas2

alfenas3

 

 

Tags:

You may also like...

0 thoughts on “Calça: Direto do guarda-roupa para a noite de festa!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *