Vereador Waldemilson quer presidir a Câmara Municipal de Alfenas

Continuando as entrevistas com os representantes do Legislativo Municipal, desta vez, o ALFENAS AGORA, conversou com o vereador WALDEMILSON GUSTAVO BASSOTO, 46 anos, eleito vereador pela primeira vez em 2012 pelo PT e hoje filiado ao PROS.

arquivopadre

 

1.      Como o senhor avalia a atuação da Câmara neste mandato?

Eu tenho buscado estar bastante presente na Câmara, a atuação como parlamentar é exclusiva, estou praticamente todos os dias de manhã e a tarde na Câmara, e isso tem proporcionado estar atento a tudo que acontece no município e com isso buscando intervir no que está no meu alcance.

 

2.      Em sua opinião, a participação popular nas reuniões é efetiva?

A participação é pequena, a não ser quando o assunto é de interesse de um grupo, ou de uma polêmica, seria importante uma melhor participação da comunidade.

 

3.      Quando e porque iniciou na carreira política partidária?

A carreira política partidária surgiu após o meu afastamento do sacerdócio, eu sempre tive uma atuação no campo social na cidade, e vi a política como o meio de poder continuar esse trabalho.

 

4.      Como senhor vê a política nacional hoje?

Com muita preocupação quanto o aumento da corrupção, com o aumento dos interesses privados acima dos interesses públicos.  Infelizmente são poucas pessoas que fazem política séria, que lutam mesmo pelo interesse da população.

 

5.      Qual setor que elegeu como prioridade e que tem maior foco na sua atuação parlamentar?

Não tenho um setor específico, tenho atuado com projetos na área da educação, saúde, empreendedorismo, meio ambiente.

 

6.  Como avalia a estrutura administrativa atual da Câmara Municipal de Alfenas?

A Câmara tem muitos funcionários e pouca eficiência de trabalho, são necessárias várias mudanças.

 

7.  Em sua opinião o que é necessário para termos uma cidade melhor?

Nossa cidade tem muito potencial que ainda precisa ser melhor explorado, temos a riqueza de duas universidades, ainda são poucas as parcerias com elas, eu tenho buscado trazer vários projetos acadêmicos para se tornar lei no município, mas muita coisa poderia ainda ser feito. Emprego e a busca de novas empresas é mais que necessário. Alfenas tem um grande potencial Turístico, ainda muito pouco explorado. Dentre várias outras questões.

 

8.  Como vereador de primeiro mandato, teve alguma dificuldade em atuar como parlamentar até o momento?

Não tive dificuldades, nesse ponto a Câmara tem uma boa assessoria que ajuda muito na forma de conduzir os trabalhos como parlamentar.

 

9.  Hoje o senhor também exerce função na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, a mais importante da Casa. Fale um pouco sobre esta experiência!

Sim, sou o Presidente dessa importante comissão, tem sido uma experiência muito rica, reunimos praticamente toda a semana, analisando os projetos que entram, e buscando sempre o bom senso e o interesse da população, além da constitucionalidade.

 

10.  Nesta quase metade de mandato, quantos requerimentos e projetos de sua autoria foram aprovados:

Total de Indicações:  241

Total de Requerimentos: 134

Projetos de lei de 2013 e 2014:

Projeto Autorizativo Casa do Idoso

Projeto de Cartazes da não cobrança dos 10% de gorjeta

Projeto Escola vai a Câmara

Projeto Teste da Linguinha

Projeto Teste do Coraçãozinho

Projeto Dia Municipal do Rotariano

Proibição da taxa de esgoto pela COPASA

Projeto autorizativo da Clínica Veterinária Municipal ou Hospital Veterinário Municipal

Projeto Institui a Frente parlamentar e, defesa do Meio Ambiente

Projeto PCM (Projeto de saúde pública para população rural)

Projeto de Descarte de Medicamentos

Projeto que Altera no regimento jurídico do Servidor Público Municipal ( Direito do servidor de acompanhar familiar em consulta médica sem desconto na folha de ponto)

Projeto que ratifica a situação das vagas do FORUM

Projeto que obriga que tenha a relação de todos os medicamentos no site da prefeitura

Projeto Controle de diabetes nas escolas e creches municipais

Projeto que coloca sobre a (proteção sonora e perturbação do sossego)

Gratuidade no uso de sanitários públicos para idosos

Projeto de incentivo a doação de animais por meio de desconto no IPTU

 

11.  Em sua opinião, qual projeto aprovado de sua autoria causou maior impacto em benefício à população de Alfenas?

Foram vários projetos importantes, como não implantado ainda da Casa do Idoso, tem três de muita repercussão que foram o de descarte de medicamentos, o do PCM (que chegou a ser notícia no Globo Rural) e principalmente como ficou conhecido a Lei do Silêncio, que  conseguimos melhorar a relação entre estudantes e população, principalmente na Vila Teixeira, que hoje reina uma paz não tendo mais as festas de repúblicas. Duas leis que fiz para o funcionalismo público também muito importante como o direito dos funcionários contratados e comissionados de terem licença para acompanharem seus parentes próximos doentes, e principalmente o conseguir a não demissão dos Agentes de Saúde e das Farmacêuticas do PSF.

 

12.  Quais são as expectativas para o decorrer da outra metade do mandato?

De continuar buscando leis que façam o bem para a população e acompanhando e fiscalizando os trabalhos do Executivo e buscando soluções para os problemas que surgem todos os dias.

 

13. O senhor é candidato a presidente da Câmara para o próximo biênio. Sendo eleito, quais os planos para o Legislativo? Os de curto, médio e longo prazo.

Sim, sou candidato a Presidência da casa para o próximo biênio, quero uma melhor relação de Câmara e população, quero rever a questão das diárias dos vereadores, para um limite aceitável, quero diminuir a quantidade de funcionários da casa, mantendo uma melhor eficiência de trabalho. Algumas reformas, principalmente nas cadeiras do plenário, dentre outros projetos.

 

14.  Qual mensagem deseja passar aos seus eleitores e principalmente aos cidadãos alfenenses?

Deixo a mensagem de estar a disposição da população, seja pessoalmente na Câmara Municipal, seja através das mídias sociais, principalmente o Facebook, e que tragam suas necessidades e idéias para o benefício da nossa população.

Tags:

You may also like...

0 thoughts on “Vereador Waldemilson quer presidir a Câmara Municipal de Alfenas”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *