Pronta há mais de um ano, creche permanece fechada em Guaxupé, MG

Mais de um ano depois de ter ficado pronta, uma creche municipal em Guaxupé (MG) ainda não foi inaugurada. Segundo a prefeitura, o atraso acontece por causa da burocracia na entrega dos móveis que serão usados na unidade. O imóvel está pronto desde setembro de 2013 e tem capacidade para atender até 180 crianças. Em funcionamento, a creche aliviaria o déficit de vagas do município, que tem que uma lista de espera de 270 crianças.
A obra da creche Centenário custou mais de R$ 1,8 milhão e foi construída com recursos federais e municipais. Em março deste ano, a Secretaria de Educação informou que a falta o mobiliário e a verba para a compra dos equipamentos não havia sido liberada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), ligado ao Ministério da Educação. No início de abril, o DNDE liberou os R$ 137 mil para comprar 68 itens entre móveis e eletrodomésticos, mas até o momento, apenas 10 foram entregues.

“Nós temos contato semanalmente com o FNDE e o que nos foi repassado é que os 58 itens restantes estão com contrato vencido e que o governo precisa fazer novas licitações, sem data para ocorrer”, disse o secretário Rodrigo Borges.

Diante do problema, a prefeitura abriu uma licitação própria para a compra dos 58 itens restantes, como cadeiras, mesa para refeitório e armários. As três empresas que ganharam a concorrência devem entregar os equipamentos até o próximo mês. “Agora, finalmente, a creche poderá ser inaugurada em fevereiro de 2015. Vamos começar a fazer as matrículas em janeiro do próximo ano. E nós acreditamos que pelo menos 170 crianças sejam atendidas na unidade”, completou Borges.

A notícia é um alívio para a garçonete Josiane Cristina Florentino, que a partir de 2015 poderá deixar o filho na creche. “Quando a creche estava fechada, não consegui vaga para o Ryan, que hoje tem 4 anos e vai para a escolinha, mas o João Antônio vai nascer e quando eu precisar, já teremos a unidade aberta”, comentou.

O secretário de Educação esclareceu ainda que quando o Governo Federal liberar o restante dos equipamentos já comprados, eles seguem para a creche, e os que a prefeitura comprou para equipar a creche provisoriamente serão distribuídos para outras unidades municipais.

Fonte: G1

You may also like...

0 thoughts on “Pronta há mais de um ano, creche permanece fechada em Guaxupé, MG”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *