Descaso: Pessoas passam a noite na fila para marcar consultas

Henrique Higino

Dezenas de pessoas estão passando a noite na fila para agendar consultas médicas. Na madrugada desta sexta-feira, dia 13, a reportagem do Alfenas Agora esteve nos PSFs do bairro Recreio Vale do Sol e Pinheirinho. Nos dois locais havia filas com crianças, mulheres e idosos. Alguns chegaram ao local às 3h da manhã para garantir uma senha.

DSC03690

Nos dois postos de saúde não havia nenhum funcionário da Prefeitura orientando ou dando auxilio aos contribuintes que ficaram no sereno e no frio da madrugada aguardando os PSFs serem abertos. Apenas cartazes nas paredes orientavam que o número de senhas era limitado.

O descaso do município “atende” todas as idades. Carlos Ferreira, 34 anos, chegou às 5h no PSF do Pinheirinho para agendar uma consulta com o clínico geral. Ele ainda aguarda a autorização para um exame de vista há dois anos.

“Isso é uma pouca vergonha. Como pode fazer o povo passar por isso? E se estivesse chovendo? Esta consulta deveria ser agendada por telefone ou e-mail e não nessa situação”, desabafou Carlos, que completou: “ainda vou chegar atrasado ao emprego com risco de perder o serviço”.

Nivaldo Muniz, 59 anos, também chegou de madrugada no PSF Pinheirinho. Ele tenta agendar um ortopedista há dois anos e não consegue. Desta DSC03689vez, enfrenta a fila para tentar passar pelo Clinico Geral. “Se marcar hoje, só daqui umas duas semanas que serei atendido”, disse.

No PSF do bairro Recreio Vale do Sol a fila é maior. Havia 66 pessoas tentando conseguir uma senha para marcar consulta. O grupo de pessoas se acotovelava na calçada, no relento da madrugada, sem nenhum auxilio do poder público municipal.

Tereza Maria da Silva, 45 anos, era uma das contribuintes que torcia para dar tudo certo e conseguir um médico. A mulher está com inflamação nos nervos e reclama de dores no corpo. “Isso é uma safadeza muito grande, não precisava disso”, desabafou.

Milton Cruz Rodrigues, 61 anos, necessita apenas de trocar uma receita médica e chegou ao local ás 4h30min. Sem poupar criticas, ele atacou o prefeito Maurílio Peloso: “Ele (prefeito) deveria ter vergonha na cara e arrumar isso”.

DSC03684Estatuto do Idoso

O prefeito, que disse que conduziria a administração da cidade como uma Dona de Casa, não cumpriu a promessa de campanha no que se refere à saúde pública. Ele também inflige várias regras do Estatuto do Idoso que assegura, entre vários itens, prioridade e proteção aos idosos. Mas, não é o que acontece no SUS alfenense.

No PSF do Recreio Vale do Sol a maioria na fila eram idosos, entre eles haviam um casal. A mulher com 79 anos e o homem com 81 anos chegaram ao local às 3h30min da madrugada Eles precisam passar por um Clínico Geral e torcem para ser bem atendidos. “Espero que a gente seja bem atendido, é difícil ficar aqui nessa idade”, comentou a mulher.

Prefeito ausente

Desde a manhã desta sexta-feira o Alfenas Agora tem tentado ouvir o prefeito Maurílio Peloso, mas a informação é que ele está viajando. A reportagem abre espaço ao chefe do Executivo para que ele se manifeste e responda as seguintes perguntas: O senhor conhece esse problema das filas? o que o senhor acha dessa situação? O senhor e sua família usam o SUS ou possuem plano de saúde?

You may also like...

0 thoughts on “Descaso: Pessoas passam a noite na fila para marcar consultas”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *