Secretaria de Saúde irá ampliar dias de agendamento de consultas para evitar filas nos PSFs

O excesso de população e as constantes consultas feitas pelos mesmos pacientes é um dos motivos das filas nos PSFs do Recreio Vale do Sol e Pinheirinho. Esta é a opinião do secretário de saúde Durval de Sá sobre as filas para marcar consultas nesses dois PSFs. Segundo ele, uma alternativa será ampliar os dias de agendamento de consultas para evitar filas. Atualmente, o agendamento é feito somente na sexta-feira.

A reportagem do Alfenas Agora esteve nesses dois postos de saúde, no dia 13 deste mês, e constatou que várias pessoas, de todas as idades, estavam passando a noite na fila para agendar uma consulta médica. Muitas pessoas reclamaram também sobre a demora para conseguir realizar um exame médico.

Secretário de saúde Durval de Sá.

Secretário de saúde Durval de Sá.

 

Para concluir a reportagem sobre as filas, o Alfenas Agora tentou falar com o prefeito Maurílio Peloso, mas ele estava viajando para Belo Horizonte. Depois que a reportagem foi publicada, o Alfenas Agora foi procurado pelo secretário de saúde que comentou o assunto das filas. Novamente o prefeito estava viajando, dessa vez para Brasília.

O secretário Durval de Sá, que está no cargo desde fevereiro, disse que os novos moradores do Recreio Vale do Sol, que residem nos condomínios habitacionais, causaram um “volume muito grande da população local” e o aumento de atendimentos nos PSFs ficou acima da capacidade proposta pela cartilha do Ministério da Saúde, que estipula três mil pessoas para cada PSF.

O último condomínio foi inaugurado há quase dois anos. “No Pinheirinho e Recreio nós atendemos 5 mil pessoas em cada um PSF”, disse o secretario. Ele afirmou que foi colocado mais um médico em cada PSF para suportar a demanda.

Secretaria de Saúde irá ampliar dias de agendamento de consultas para evitar novas filas.

Secretaria de Saúde irá ampliar dias de agendamento de consultas para evitar novas filas.

Segundo o secretario, haverá uma mudança no agendamento das consultas para evitar novas filas. Disse que a agenda não será feita apenas nas sextas feiras, mas também em outros dias da semana. Lembrou que uma mudança na agenda já havia sido tentada anteriormente, quando a marcação era à tarde, “mas mesmo assim formava fila, a pessoa chegava cedo, trazia até marmita e ficava até a tarde”, comentou.

Para o secretário, outro problema que causa fila é a mesma pessoa procurar consulta várias vezes. Segundo ele, há usuário do SUS que consultou oito vezes com o clinico geral, “quase uma consulta por mês”.

“Isso foge do parâmetro do Ministério da Saúde”, argumentou. Outro problema que pode contribuir para as filas, segundo o secretário, seria pessoas que acompanham o médico, ou seja, tem o hábito de ser atendida por um médico e quando ele muda de posto de saúde a pessoa vai atrás. “Tem gente do Recreio que procura atendimento no Pinheirinho”.

Demora para realizar exames

Sobre a demora para conseguir exames médicos, citados por usuários do SUS na reportagem, o secretario disse que segue a portaria 1101 do Ministério da Saúde e trabalha com o principio da Equidade.

Segundo ele, os exames são autorizados de acordo com a necessidade de cada paciente, ou seja, a pessoa que estiver em situação mais grave passa na frente de quem está com menos riscos de saúde.

Nesse caso, o secretário confirmou que a demora pode chegar a mais de um ano, depende da urgência.

O secretario ressaltou que o Município segue os procedimentos propostos pelo Ministério da Saúde, mas que da uma contrapartida maior do que a exigida. Segundo ele, o Município promove, com outros recursos, campanhas além daquelas feitas com apoio do governo federal.

Para o secretario, mesmo com a aplicação de todos os programas o excesso de população compromete o serviço: “População grande e serviços não conseguem acompanhar”, finalizou.

>> Descaso: Pessoas passam a noite na fila para marcar consultas

http://alfenasagora.com.br/site/2015/03/13/descaso-pessoas-passam-a-noite-na-fila-para-marcar-consultas/

 

You may also like...

0 thoughts on “Secretaria de Saúde irá ampliar dias de agendamento de consultas para evitar filas nos PSFs”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *