Estudo analisa impacto dos agrotóxicos na saúde dos trabalhadores rurais de Alfenas

Agrotoxico alphaCom objetivo de dar visibilidade à gravidade da intoxicação por agrotóxico na região de Alfenas, estudantes do curso de medicina da Unifenas, campus de Alfenas, coordenados pela professora Alessandra Cristina Pupin Silvério e com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Alfenas, realizaram, no mês passado, uma triagem clínica e coleta de sangue em trabalhadores rurais da comunidade Bárbaras, em Alfenas.

No total, 50 trabalhadores rurais responderam a questionários de avaliação e coletaram material (sangue) para determinação do nível de colinesterase, uma enzima que pode ser inibida pelo uso frequente de agrotóxicos.

“Muitos trabalhadores rurais tem sido expostos a diversos compostos sem que possamos obter alguma ação efetiva. Com a parceria da Unifenas, poderemos dinamizar a rede de atenção aos acometidos”, cita a referência municipal de saúde do Trabalhador, Denis Rodrigues. “O trabalho foi excepcional e merece felicitações, tanto a equipe de alunos da Professora Alessandra, quanto o agente comunitário”, completa.

O Projeto

Denominado “Saúde do Trabalhador Rural na Regional de Saúde de Alfenas: avaliação diagnóstica de uma rede de atenção à saúde em fase de implantação” a comunidade rural Bárbaras foi escolhida para compor a amostra da região.

Já foram visitados pela equipe 17 municípios dos 26 que compõe a região de saúde de Alfenas. Participam das ações 15 alunos da medicina e da biomedicina.

O Projeto é coordenado pela Professora Miriam Graciano e pela Professora Alessandra Pupin, ambas docentes da Unifenas e tem financiamento pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig). As secretarias municipais, parceiras, entram com apoio logístico e com a seleção da área rural a ser realizada a ação.

“Cada município tem um perfil diferente, mas a saúde do trabalhador rural ainda precisa de muitos cuidados e investimentos”, lembra Professora Pupin.

You may also like...

0 thoughts on “Estudo analisa impacto dos agrotóxicos na saúde dos trabalhadores rurais de Alfenas”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *