Câmpus Machado sedia encontro para criação do 1º Fórum Regional da Bacia Hidrográfica do Rio Sapucaí.

Rio_sapucai_santa_rita_do_sapucaiO IFS SuldeMinas – Câmpus Machado sediou na manhã desta segunda, dia 23, uma reunião com mais de 30 lideranças sul mineiras e do estado, para discutir a estruturação do 1º Fórum Regional dos Municípios que integram a Bacia Hidrográfica do Rio Sapucaí. A ideia é debater uma agenda de ações e colocá-las em prática junto às prefeituras municipais, em parceria com órgãos dos governos estadual e federal, nos assuntos referentes ao problema da água no sul de Minas.

A proposta da reunião e do projeto partiu da direção do Câmpus, por meio do diretor geral, Carlos Henrique Rodrigues Reinato, com apoio do prefeito de Pouso Alegre, Agnaldo Perugini. A atividade ganhou força com a adesão de entidades como a Secretaria de Governo do Estado de MG, Furnas, Emater, IGAM, Assembleia Legislativa, Unifei, Câmara Municipal de Pouso Alegre, Cemig, Copasa, IFSULDEMINAS e Ruralminas. Entre as questões em pauta constaram: o papel das entidades representativas das bacias hidrográficas regionais, as experiências de sucesso já adotadas nas cidades e no campo, a necessidade do apoio dos governos na execução das leis de preservação e fiscalização, a participação de outros poderes como o Judiciário, com representações de juízes, promotoria entre outros, e o maior envolvimento junto às escolas, na educação ambiental.

O prefeito de Pouso Alegre, Agnaldo Perugini, que é um dos articuladores do projeto junto ao câmpus Machado, lembrou da importância da participação da sociedade nesse contexto, além de defender o apoio das Câmaras Municipais e da população em geral. “Existem milhares de experiências no que se refere a preservação e proteção das águas por todo o país. Tomamos a decisão, em nosso município, de criar uma gerência de recursos hídricos, que pense na bacia dos rios Mandu e Sapucaí, fazendo um trabalho conjunto com entidades governamentais e junto a sociedade, da criança ao adulto, na conscientização da questão hídrica. Nós estamos hoje, aqui em Machado, criando uma provocação maior, voltada ao Estado, trazendo o que temos de positivo na solução do problema das águas e na qualidade de vida de nosso povo”, explicou Agnaldo.

Professor Carlos Henrique agradeceu a todos por responderem à iniciativa e destacou a relevância do encontro com lideranças de tantos setores, decisivos para a solução do tema. “Temos orgulho de darmos o pontapé inicial no sul de Minas e esperamos que, com o apoio de todos, isso não fique somente aqui. Que possa expandir-se para toda Minas Gerais, trazendo benefícios diretos e indiretos para milhões de pessoas que dependem desse bem tão precioso, que é a água”, disse.

Segundo Larissa Coimbra, Superintendente de Apoio Institucional aos Municípios, da Secretaria de Governo de MG, “é importante ressaltar que o governo do Estado quer ampliar sua resposta aos problemas hídricos junto aos municípios, com o apoio de instituições de pesquisa, viabilizando as políticas públicas e sua implementação. A reunião em Machado é importante porque dá subsidíos técnicos a todas essas propostas”.

Carlos Eduardo Costa, Assessor da Direção de Furunas, defende que “temos que partir para coisas práticas. Um exemplo que damos é o Furnas Educa, que queremos trazer para este comitê que está sendo formado. Temos recursos para isso. É fundamental esse encontro porque as pessoas estão pensando em conjunto e unindo esforços para uma região que foi bastante afetada na questão da água, visando a solução do problema, para que não volte a ocorrer no futuro”.

Foi definida a data de 13 de abril para uma nova reunião, em Pouso Alegre, com os membros do Comitê eleito em Machado, para avaliar os projetos propostos para se definir o Fórum. O comitê conta com representantes do Câmpus Machado, Furnas, Emater, Igam/Semad, Prefeitura de Pouso Alegre e Câmara, Cemig, Copasa, Unifei e Ruralminas. Foi dada a sugestão de participação do Ministério Público, que será convidado com representação regional. O Fórum tem a previsão de acontecer no dia 6

You may also like...

0 thoughts on “Câmpus Machado sedia encontro para criação do 1º Fórum Regional da Bacia Hidrográfica do Rio Sapucaí.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *