Servidores da Prefeitura recebem qualificação em Libras

libras fotos

Dezoito servidores da Prefeitura Municipal, principalmente os que trabalham em recepções ou em áreas da educação, cultura e saúde, acabam de receber a certificação de mais um curso na Linguagem Brasileira de Sinais – LIBRAS.

A cerimônia de formatura levou ao salão da Câmara Municipal formandos, seus familiares, os idealizadores do curso e ainda contou com a presença do Vice – Prefeito, Décio Paulino da Costa.

O curso acontece numa iniciativa da Secretaria Municipal de Ação e Promoção Social e do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência de Alfenas (Comdalf) e é ministrado gratuitamente pelo professor Eduardo Silvério.

O curso de LIBRAS tem como objetivo proporcionar o conhecimento da Língua Brasileira de Sinais, qualificando o atendimento aos surdos nos diversos serviços prestados pelo Município, ampliando assim a inclusão social. Vale ressaltar que em 2013 foram 25 o número de servidores formandos.

O vice Prefeito, Décio Paulino da Costa lembrou que o curso é um meio para tornar realidade um ideal da atual administração: “de que todos sejam cidadãos por igual”.

“A nossa administração dá total apoio às ações que visem os direitos dos surdos, da pessoa com deficiência e de todo o cidadão, em ter acesso à informação”, pensa o vice –prefeito.

Ele parabenizou os servidores pela conquista e pediu para que continuem no caminho do aperfeiçoamento. Décio Paulino também agradeceu à Secretária de Ação Social, Maria Idalina da Silva e ao CONDALF pela iniciativa.

Maria Idalina enfatizou a importância da qualificação dos servidores municipais, por meio do curso de LIBRAS: “promovendo a inclusão do cidadão, pois assim terão mais acesso aos serviços públicos com mais amplitude e consequentemente, mais qualidade”.

Já o professor José Eduardo Silvério, servidor da Secretaria de Ação e Promoção Social agradeceu a oportunidade a ele concedida e declarou se sentir “honrado em poder colaborar na qualificação dos servidores, para um atendimento igualitário aos cidadãos que procuram o serviço”.

Para Carmem de Oliveira, presidente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência de Alfenas – COMDALF- o curso é mais uma vitória: “É mais uma conquista, poder entregar, pela segunda vez, o certificado de intérprete de LIBRAS, pois essa linguagem veio preencher a lacuna existente na comunicação das pessoas com deficiência auditiva, trazendo uma maior inclusão dessas pessoas. Com LIBRAS, o surdo tem comunicação, aceitação, compreensão e inclusão. Costumo dizer que o impossível só existiu até o dia que inventaram a superação”.

You may also like...

0 thoughts on “Servidores da Prefeitura recebem qualificação em Libras”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *