Município lança “Viver sem Limite” e entrega próteses

protesew

Para assegurar que os alfenenses com deficiência tenham acesso a serviços de reabilitação a Secretaria Municipal de Saúde de Alfenas, em parceria com o Hospital Universitário Alzira Velano – HUAV lançou no dia 10 de abril, o Programa Viver Sem Limite. Durante o evento, também foram entregues cem próteses (mão artificial), prótese de membro inferior (exemplo perna artificial) e órteses (coletes ortopédicos, palmilhas etc…).

O Programa Viver Sem Limite foi criado pelo governo federal em novembro de 2011, por meio do Decreto nº 7.612 e consiste na construção de uma rede de serviços de políticas públicas capazes de garantir os direitos para pessoas com deficiência. Esta foi a primeira entrega realizada, desde o credenciamento do município no projeto.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde de Alfenas, Maurício Durval de Sá a Secretaria Estadual de Saúde sinaliza o município que vai receber o programa. “O gestor credencia o município e o prestador de serviço para compor a rede do Programa ‘Viver Sem Limite’. No nosso caso, o hospital credenciado foi o Alzira Velano. O valor investido, através do governo federal é de R$ 247 mil mensais mais R$ 250 mil em órteses e próteses permanente”, explica o secretário municipal de saúde.

Em Alfenas, por meio do HUV, o programa vai prestar atendimento à pacientes de 26 municípios em reabilitação, habilitação, seleção, prescrição, concepção, adaptação e manutenção de órteses, próteses e também de meios auxiliares de locomoção, tudo conforme as necessidades de cada paciente portador de deficiência física.

Os pacientes são identificados através das Unidades de Saúde, das Secretarias Municipais de Educação e de Ação Social. Os pacientes são chamados conforme a necessidade e de acordo com o Hospital Universitário Alzira Velano.

“O HUAV é um grande parceiro da secretaria de saúde, é um prestador  importante não só para Alfenas, mais para toda região. Nós estamos Conseguindo junto ao HUAV o credenciamento de serviços que vem potencializar  a nossa saúde” destaca o secretário de saúde Maurício Durval de Sá.

Os portadores de deficiência física de Alfenas e dos outros 26 municípios devem se dirigir até a secretaria de saúde de seu município, com os documentos necessários para marcar uma avaliação. Em seguida, assim que for chamado, será atendido no Centro de Reabilitação do HUV responsável por analisar as necessidades de cada paciente.

Informações sobre o serviço podem ser obtidas pelo telefone: 3698 -1386

You may also like...

0 thoughts on “Município lança “Viver sem Limite” e entrega próteses”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *